Bloomberg Philanthropies lança relatório preliminar para avaliar Programa Global de Segurança Viária

Prefeito de NY, Michael Bloomberg, participou do 2º dia do Transforming Transportation 2013. (Foto: Aaron Minnick / EMBARQ)

Nesta sexta-feira (18/01), a Bloomberg Philanthropies lançou seu relatório preliminar para avaliar as intervenções do Programa Global de Segurança Viária, com contribuições da EMBARQ (produtora do TheCityFix).

O diretor da EMBARQ, Holger Dalkmann, emitiu a seguinte declaração de apoio: “A EMBARQ aposta no transporte sustentável para garantir a segurança viária, e a liderança da Bloomberg Philanthropies demonstra como um pensamento novo e ousado pode salvar vidas e ter impactos econômico e ambiental positivos”.

A EMBARQ é parceira da Bloomberg Philanthropies, organização que financia e apoia projetos para qualificar a saúde e a segurança viária em diversas partes do mundo.

Segurança viária é prioridade para a EMBARQ Brasil

A EMBARQ Brasil (produtora deste blog) realiza auditorias técnicas de segurança viária em projetos de corredores BRT como parte do Bloomberg Global Road Safety Program, através de Termos de Cooperação Técnica assinados junto às prefeituras. Para coordenar os processos de análise das vias são contratados especialistas e consultores internacionais com ampla experiência na área.

O traçado do corredor, o acesso às estações de ônibus e as sinalizações das vias são os pontos avaliados nos relatórios finais. A auditoria de segurança propõe alterações de layout no projeto que podem reduzir o número de acidentes e diminuir drasticamente o número de mortes no trânsito – até 40%.

Além disso, por ser feito antes da implantação das linhas de BRT, o estudo proporciona economia aos cofres públicos, uma vez que é menos oneroso modificar desenhos de projetos do que reabilitar instalações já em operação.