Atualização do manual ‘Segurança Viária em Corredores de Ônibus’ da EMBARQ

A cada ano, 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde, e as mortes no trânsito são projetadas para se tornar a quinta maior causa de óbito prematuro em todo o mundo até 2030, à frente de HIV/AIDS, violência, tuberculose, ou qualquer tipo de câncer. Uma forma de evitar muitas dessas mortes e feridos é melhorar a segurança de tráfego, especialmente nos corredores de ônibus das cidades.

Ao longo dos últimos meses, a EMBARQ convidou especialistas para fornecer um feedback sobre conteúdo, metodologia, viabilidade e utilidade das recomendações de segurança que constam na versão inicial do manual “Segurança Viária em Corredores de Ônibus”, lançado em maio de 2012. Também firmamos parcerias com cidades, governos e bancos de desenvolvimento para testar as orientações sobre projetos BRT em todo o mundo e conduzir treinamentos e oficinas em torno das orientações com profissionais de transporte.

Como os testes e o processo de revisão encerram em breve, a EMBARQ vai começar a incorporar os feedbacks recebidos em uma versão final das diretrizes, que deverá ser lançada até o final de 2013.

Para participar do teste ou dar seu feedback sobre o documento, por favor, entre em contato com Nicolae Duduta pelo email nduduta@wri.org.

As diretrizes são baseadas em resultados de um projeto de pesquisa de dois anos, liderado pela EMBARQ, que avaliou segurança, operações e acessibilidade em grandes corredores de ônibus e sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de 18 cidades ao redor do mundo.

Downloads do manual:

Fonte: EMBARQ