SP: ‘Escada-piano’ é a nova atração da estação Osasco

(Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

A história comprova que a música é um dos maiores agregadores sociais. As melodias têm o poder de aproximar pessoas que se cruzam pelas ruas todos os dias, mas não conseguem se enxergar. São Paulo, a maior metrópole da América Latina, já provou que o som da cidade vai muito além das buzinas, trilhos e motores, e agora, mais uma vez, mostra que o embalo continua. O SESC, em parceria com a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, instalou uma “escada-piano” na estação de Osasco para estimular o uso dos degraus pelos usuários de uma maneira divertida.

A ideia é chamar atenção das pessoas com uma atividade diferente e, ao mesmo tempo, combater o sedentarismo. Os degraus funcionam como teclas de um piano, que provocam uma verdadeira “sinfonia coletiva” enquanto as pessoas sobem e descem. A intervenção foi inspirada num projeto que aconteceu na Suécia, onde houve um aumento de 66% no número de pessoas que optaram pela escada fixa em vez da rolante após a ação. Veja o vídeo abaixo:

A iniciativa brasileira faz parte de uma série de ações voltadas para o bem-estar e lazer dos paulistanos que serão realizadas até 22 de fevereiro. Abaixo, confira a programação completa das atividades e participe!

ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA 
Período: de 8 de janeiro a 01 de fevereiro
Dias: de 3ª a 6ª feira
Horário: das 8h às 17h
Local: área localizada próximo ao “Achados e Perdidos”
Programação [durante todo o período]:
-Circuito de Ginástica Multifuncional [com acessórios, tatames e spinning com orientação de professores e estudantes de educação física].
-Slackline [faixa elástica suspensa que possibilita durante a travessia o desenvolvimento da coordenação motora e o equilíbrio].
-Mesas de Tênis de Mesa e estação de Mini Golfe

ESTAÇÃO OSASCO 
Período: de 8 de janeiro a 22 de fevereiro
Dias: de 3ª a 6ª feira
Horário: das 17h às 20h
Local: área livre
Programação:
8 a 11 de janeiro : tênis. No dia 11, a presença do ex-atleta Flávio Saretta
15 a 18 de janeiro: Estação do Mini Golfe
22 a 25 de janeiro: Panna K.O. [atividade baseada nas técnicas do futebol]
29 de janeiro a 1 de fevereiro: Vivência de Ginástica Multifuncional
5 a 8 de fevereiro: Aulas abertas de dança de salão
14 e 15 de fevereiro: Basquetebol
19 a 22 de fevereiro: Ginástica Multifuncional [demonstração de exercícios de ginástica orientados por professores do SESC Osasco]

ESTAÇÃO BRÁS 
Período: de 21 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: das 9h às 18h
Local: Espaço Cultural
Atividade: Estação de Mini Golfe