“Let’s Colour Project” – tornar o mundo melhor uma cor de cada vez

Exposição do projeto do Taiwan no Taipei Original Festival. (Foto: Erica Schlaikjer)

Uma versão deste post foi originalmente publicada por Erica Schlaikjer, no Benevolent Media, em 01/12/2012.

Em todo mundo, artistas estão literalmente pintando a cidade de vermelho – e um arco-íris de outras cores – em uma iniciativa chamada “Let’s Colour Project” (no Brasil o projeto se chama “Tudo de Cor para Você”). Patrocinado pela Dulux, uma fabricante de tintas internacional com lojas pelo mundo todo (por aqui a empresa é conhecida como Tintas Coral), o projeto tem como objetivo melhorar a vida das pessoas a partir da arte e do design para criar lugares melhores de se viver. Afinal de contas, o poder das cores de afetar o humor e o bem-estar das pessoas é bem conhecido.

No vídeo abaixo, podemos ver reformas ambientais que ocorreram em Tainan, Kaoshiung e Miaoli, onde os moradores transformaram cinzentos espaços públicos em comunidades coloridas e vibrantes:

Taiwan certamente não está sozinha no uso da cor para revitalizar a paisagem urbana. Cidades no mundo todo estão aderindo e melhorando a vida das pessoas com a cor. No Brasil, a campanha já passou por mais de 20 cidades, colorindo pontos turísticos, monumentos históricos e comunidades por todo o país.

Dulux começou a sua premiada campanha de marketing em 2010, em quatro locais: uma escola primária em Londres, uma comuna nos subúrbios do nordeste de Paris, favelas do Rio de Janeiro, e uma praça comunitária em Jodhpur (India). Voluntários locais ajudaram a pintar ruas, casas, praças, escolas e outros edifícios. A empresa lançou uma campanha complementar de mídia social para envolver ainda mais pessoas no projeto.

A empresa de comunicação e marketing EURO RSCG London criou o documentário “Walls” para mostrar o sucesso do projeto. O curta-metragem, dirigido por Adam Berg, ganhou o prestigiado TED award por ser um dos “melhores anúncios que merecem ser divulgados”. Como os jurados escreveram, “nos tocou com sua mensagem animadora de que a vida é melhor em cores – e que não há nada que uma camada de tinta fresca não pode melhorar”.

Junte-se ao movimento global para colorir as cidades:

Twitter: http://twitter.com/lets_colour
Website: http://www.letscolourproject.com/

***

Fonte: Benevolent Media