Alunos de arquitetura criam projeto de mobilidade urbana em Manaus

Estruturas protegem contra a luz solar e permitem passeio mais agradável na cidade (Foto: Divulgação)

Divulgação

Dentro das universidades nascem ideias inovadoras que podem ajudar a melhorar muito a nossa vida. Para comprovar isto, mais uma vez, cinco alunos de arquitetura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolveram um projeto interessante que incentiva a mobilidade alternativa em Manaus, cidade que sofre com os congestionamentos diários.

Sob a coordenação do professor Roger Pamponet, os alunos propuseram a construção de uma passarela suspensa de 18 km de extensão, compartilhada entre ciclistas e pedestres. A estrutura sairia da Zona Centro-Sul até a Zona Leste, passando por áreas estratégicas da cidade.

“Dentre os locais a serem contemplados estão a Vila Olímpica, Clube do Trabalhador (Sesi), Parque do Mindu, Passeio do Mindu, Parque dos Bilhares e Avenida das Torres. A passarela terá pontos de acesso auxiliares, escada para pedestres e terminará na Ufam”, explicou Daniel Falcone,  um dos idealizadores do projeto, aluno do 6º período.

Segundo universitário, passarela suspensa terá 18 quilômetros de extensão (Foto: Divulgação)

Divulgação

Além de propor um novo caminho para a população, os estudantes pensaram também no conforto de quem usar a estrutura. O projeto prevê “arcos pergolados”, estruturas com telhado verde que protegem contra o sol forte e permitem um passeio mais agradável à sombra.

Fonte: G1

  • http://www.facebook.com/diegogazolabrasil Diego Gazola MudadeIdeia

    Vejam o caos da Ponte recem-inaugurada de R$1.1 BI! http://www.youtube.com/watch?v=sIzjn-ze0I0

  • Lucas Patiño

    Acho que é um lindo projeto, a equipe está de parabéns. Porém, ainda acredito que podemos encontrar uma solução em que os pedestres e ciclistas não sejam segregados das vias que já existem, uma solução em que os veículos motorizados respeitem os demais ocupantes das vias.