Existe amor nas nossas cidades!

Foto: Aqui Bate Um Coração

Um novo ano se inicia e sempre é bom lembrar.

Em sua cerimônia de posse na prefeitura de São Paulo, ontem (1º), Fernando Haddad chamou atenção e provocou a todos: “Existe amor em São Paulo”. O novo prefeito fez questão de iniciar sua jornada à frente da maior metrópole da América Latina com um discurso otimista e convocou as pessoas a fazerem parte da cidade, amando-a.

Em 2013, independe das posições políticas, bem que essa frase de Haddad poderia ser replicada pelos prefeitos de cada município brasileiro. Se cada novo prefeito tiver a vontade de recuperar a autoestima e transformar paradigmas, então, a população é quem vai ganhar. E a autoestima de uma cidade é construída a partir de mudanças físicas e sociais e remodelações de velhos padrões e legislações. A dinâmica com que uma cidade muda deve ser acompanhada pelos seus governantes.

Lembra do casal que escolheu a bicicleta como meio de transporte para o casamento em SP? (Foto: G1)

Uma das prioridades de Haddad para São Paulo, por exemplo, é revisar o Plano Diretor e tornar a capital um local mais agradável para as pessoas. “Temos de rever a legislação urbana, começando pelo Plano Diretor, dar para a cidade uma visão de futuro, que faça o morador se sentir confortável para viver em uma cidade que funciona cada vez melhor”, explicou. Assim, as pessoas vão poder redescobrir espaços e sensações dentro de uma nova São Paulo, talvez, menos focada nos carros e mais na mobilidade inteligente. É um (re)início.

Haddad está certo: existe amor em São Paulo. Existe amor no Rio de Janeiro. Existe amor em Teresina. Existe amor em Juazeiro do Norte. Existe amor nas nossas cidades! Mas precisamos resgatá-lo, onde estiver, por meio de engajamento e transformação. É urgente recuperar a relação entre as pessoas e as suas cidades, entre as pessoas e as outras pessoas. Só assim vamos voltar a nos sentir parte deste tecido urbano vivo que precisa de nós e nós dele.

É um novo ano e sempre é bom lembrar. Viva sua cidade em 2013!