Footloose: a primeira bicicleta dobrável sem correia e elétrica do mundo

Assim como você nós também somos fãs das magrelas aqui no TheCityFix Brasil e adoramos quando chegam novidades bacanas para contar, como a Footloose! Além de ser dobrável, a nova bicicleta não possui correia (assim, como a Bicymple, lembra?), é elétrica e muito estilosa.  Quem deu vida a este projeto foi o designer britânico Mark Sanders ao lado do especialista em bikes elétricas, Han Goes, com financiamento das sul-coreanas Mando Corp. e Meister Inc.

A Footloose  tem autonomia para percorrer até 30 km só com o motor e pode ir ainda mais longe se você der uma forcinha pedalando. Ao transformar diretamente eletricidade via alternador conectado à manivela da bike, a energia é gerada pelas pedaladas, e armazenada em uma bateria de íons de lítio, que é usada para ativar o motor. Ou seja, enquanto você pedala ou freia a bateria vai sendo recarregada.

O motor fica bem discreto dentro do quadro da magrela, que pesa 21 kg. Outra novidade é a troca automática de marcha. A bicicleta tem alguns sensores que monitoram o terreno e ajustam a energia do motor quando necessário.

O preço ainda não foi divulgado, mas o lançamento da Footloose na Europa está previsto para 2013. Não vemos a hora de chegar aqui pelo Brasil também! Abaixo, veja a bike em ação:

Fotos: Mark Sanders

Fonte: Superinteressante

  • http://twitter.com/mfandrade Marcelo F Andrade

    Só achei estranho que no vídeo não aparece ninguém dando sequer uma pedalada.