Pedaladas valem desconto em cidade portuguesa

Ciclista em Vila Nova de Gaia. (Foto: Gonçalo Ferreira)

Em Vila Nova de Gaia, na região de Porto, Portugal, quem utilizar a bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho poderá ganhar descontos em sua conta de água e impostos municipais. O objetivo é induzir o comportamento ambientalmente correto.

Quem aderir à campanha receberá um “cheque ambiental” que dará a possibilidade de dedução do valor nos impostos e conta de água. O controle de uso será realizado através de um registro eletrônico nos bicicletários da cidade, que computará cada dia de uso da bicicleta.

Segundo os idealizadores do projeto, a estimativa é que em um ano e meio se recupere através deste crédito o valor investido na compra da bicicleta e, a partir daí, é possível que o cidadão não pague mais conta de água, se continuar utilizando este meio de transporte.

A estratégia de utilizar o apelo econômico para estimular mudanças de comportamento também já foi empregada com sucesso através de iniciativas como as da RecycleBank, que oferece recompensa financeira a quem dá o destino correto a seu lixo. A RecycleBank foi, ainda, uma das criadoras do aplicativo re.route, que dá pontos e descontos em lojas conveniadas para quem optar pela caminhada ou bicicleta ao invés do carro.

Fonte: Gazeta do Povo