Saúde e Segurança Viária: repensando a mobilidade nas cidades

Foto: Transporte Ativo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,2 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito em todo o mundo e 90% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento. Um dos grandes objetivos da EMBARQ Brasil (produtora deste blog) é ajudar a mudar este panorama por meio de ações efetivas que aumentem a segurança viária em nossas cidades. Na publicação “Saúde e Segurança Viária: uma visão de futuro”, estão expostas as diretrizes para diminuir o número de mortes no trânsito.

O encarte é uma versão traduzida e adaptada ao português da publicação “Our Approach to Health and Road Safety – Re-thinking the way we move in cities”, produzida pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI – Instituto de Recursos Mundiais.

“No Brasil, o número de mortes no trânsito é similar ao dos EUA. Mas se formos pensar na quantidade de carros e quilômetros de estradas, a proporção de mortes no Brasil é muito maior. É urgente a necessidade de criar ambientes urbanos mais seguros para a circulação de pessoas”, explica Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil.

Clique na imagem abaixo para fazer o download da publicação em português:

Baixe a versão em inglês.

Tripé estratégico da EMBARQ para saúde e segurança viária:

* EVITAR

viagens motorizadas através da integração do desenvolvimento urbano com o planejamento de transportes – aumentando a acessibilidade, salvando vidas e protegendo o meio ambiente.

* MUDAR

para modos mais seguros, saudáveis e ambientalmente corretos, como o transporte coletivo e o não-motorizado, ou preservar as proporções atuais de uso destes modais, especialmente nos países em desenvolvimento.

* MELHORAR

a tecnologia dos veículos e dos combustíveis de todos os modais de transporte e garantir projeto e operação seguros do sistema, para maximizar a saúde e a eficiência ambiental de cada quilômetro percorrido.

A EMBARQ Brasil e o compromisso com a segurança viária

Além de apoiar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, a EMBARQ Brasil realiza inspeções e auditorias técnicas de segurança viária em projetos de transporte de prefeituras em todo Brasil como parte do Bloomberg Global Road Safety Program.

Falhas técnicas, como o pouco tempo para travessia dos pedestres, são apontadas nos relatórios finais. Caso as propostas de mudanças sejam realizadas, as alterações feitas ainda em fase de projeto podem minimizar em até 40% as chances de acidentes nas vias avaliadas.

Trabalhos realizados: