Cuiabá pode ter sistema de rodízio de carros

Capital sofre com interrupções no trânsito e alto número de veículos particulares. (Foto: Edson Rodrigues / RDNews)

O sistema de rodízio de carros pode virar lei em Cuiabá (MT). Um projeto apresentado na Câmara de Vereadores pretende restringir a circulação de automóveis, de forma escalonada, para reduzir o tráfego durante a execução das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. A proposta, de autoria do presidente da Casa, Júlio Pinheiro (PTB), determina que seja feito uma experiência de um mês para verificar a viabilidade. A proposta ainda está em análise nas comissões e será votada até o final do ano.

Atualmente, Cuiabá tem uma média de um veículo para cada duas pessoas – número bem acima da média de outras grandes cidades brasileiras. Assim, a preocupação com a qualidade e eficiência nos deslocamentos cresce. Em sua proposta de lei, o vereador Júlio Pinheiro justifica que a medida “visa melhorar o trânsito da cidade” e que, antes de ser efetivada, após o período de experimento, a população deve ser consultada sobre sua viabilidade.

Uma das maiores preocupações apontada por ele é com o início das obras para implantação do modal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (CPA). O primeiro bloqueio será na avenida do CPA, próximo à Secretaria do Estado de Fazenda (Sefaz), onde será construído um viaduto. No local o fluxo, em horário de pico, chega, em média, a 3,2 mil veículos que serão obrigados a utilizar desvios para ter acesso ao Centro Político Administrativo.

Leia mais sobre medidas de restrições de circulação de veículos particulares em grandes centros urbanos.

O modelo de rodízio, que define vias, dias e horário em que haverá restrição de circulação deve ser definido após aprovação da lei pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. O projeto estipula somente que funcione de 2ª a 6ª feira, dividindo os veículos com final de placas pares e ímpares.

Fonte: Gazeta Digital