Biceberg: um estacionamento subterrâneo para bicicletas

De longe ele pode até ser confundido com um caixa eletrônico ou um moderno banheiro público, mas não se engane. O Biceberg é o lugar ideal para você deixar a sua magrela com segurança e conforto. A má notícia é que, por enquanto, ele só existe lá na Europa.

O estacionamento subterrâneo para bicicletas foi idealizado por uma empresa espanhola ainda em 1994, quando a ideia foi patenteada. Desde então o projeto vem ganhando destaque em feiras de inovação pró-bike e está instalado nas cidades de Zaragoza, Vitoria, Blanes e Huesca.

Para utilizar o Biceberg, o ciclista deve ter um cadastro com cartão eletrônico e senha, que libera uma vaga, automaticamente. O espaço para a bike é grande o bastante para a pessoa também poder guardar capacete, bolsa, mochila ou outros objetos pessoais.

O mais interessante é o aproveitamento de espaço que o Biceberg gera. Além de estar no subterrâneo, portanto longe dos nossos olhos, no espaço onde caberiam apenas quatro carros, por exemplo, cabem até 92 bicicletas!

Além dos bikers, quem também está encantado com a ideia são empreendimentos comerciais, pois, além de otimizar espaço, o sistema está atraindo uma nova e grande clientela de pessoas preocupadas com a cidade em que vivem. Os gastos também são bem mais baixos se comparados ao investimento necessário para dar o espaço correspondente a carros.

Que tal um Biceberg na sua cidade?! Deixe seu comentário!

Abaixo, veja o sistema em operação:

 

Fotos: Biceberg Photos