Aplicativo recompensa quem deixa o carro em casa em Londres

Foto: Stefan Ferreira

Há um ano, comentamos que Londres estava desenvolvendo um aplicativo que dá pontos e descontos em lojas conveniadas para quem optar pela caminhada ou bicicleta ao invés do carro. A boa notícia é que agora ele já está à disposição de todos! O lançamento do re.route aconteceu durante os Jogos Olímpicos, em julho, como uma das iniciativas da cidade para aliviar o trânsito e estimular a utilização de meios de transporte alternativos.

Criado pelo Recyclebank start-up que possui ações para o incentivo da reciclagem e de atitudes sustentáveis através de recompensas aos usuários –  e pela companhia de transporte municipal de Londres (Transport for London), o aplicativo está disponível para as plataformas da Apple, no iTunes, e também para Android.

Como funciona:

O usuário deve digitar seu destino para receber rotas alternativas para chegar a pé ou de bicicleta. O re.route, calcula o deslocamento por meios alternativos, pontuando o usuário que seguir a rota indicada.

Estes pontos são convertidos em descontos e em prêmios que podem ser resgatados em estabelecimentos participantes. Por enquanto apenas lojas londrinas participam do projeto.

Outro serviço prestado pelo aplicativo é o cálculo de calorias perdidas no trajeto e a quantidade de gás carbônico que não foi emitida pelo usuário que escolheu se locomover a pé ou através de bicicleta.

Para saber mais:

https://www.recyclebank.com/reroute