A transformação de Amparo, SP

Foto: Prefeitura de Amparo

Uma pequena cidade brasileira com grandes sonhos

No último fim de semana, eu e minha esposa passamos pela pequena cidade de Amparo (SP) no caminho ao eco-resort Canto da Floresta para uns dias de descanso e relaxamento. Percorremos o centro da cidade e fiquei muito feliz por ver um exemplo maravilhoso de local com transporte integrado e pensado para o pedestre.

Um belo rio atravessa a cidade, e ao longo das margens há parques comunitários abertos. Estes continuam ao longo de algumas das principais ruas, que têm três elementos: a pista para carros, um local apropriado para caminhadas ou corridas e, entre os dois, uma ciclofaixa pintada de vermelho, com uma pequena barreira para evitar que carros e caminhões estacionem sobre ela.

Foto: Prefeitura de Amparo

As ciclovias e ciclofaixas passam pelo centro da cidade, e têm algumas partes já antigas que estão sendo restauradas.

Foto: Prefeitura de Amparo

Sendo britânico, um lado da vida em São Paulo com o qual eu luto é a poluição visual de todos os cabos de energia elétrica nas ruas. No Reino Unido, todos os cabos são colocados no subsolo, mas em São Paulo acho isso quase opressivo. No entanto, Amparo começou a deslocar seus próprios cabos para o subterrâneo, como você pode ver na foto. Com isso, o percurso pela ciclovia torna-se uma experiência muito mais agradável.

Foto: Prefeitura de Amparo

A cidade também está preocupada em garantir acesso a pessoas com deficiência física.

Foto: Prefeitura de Amparo

O esforço para transformar Amparo iniciou há 10 anos e é maravilhoso ver os resultados deste trabalho que ainda está em processo. A prefeitura também tem desenvolvido outros atrativos como parques para as bikes, onde crianças e adolescentes se divertem.

Foto: Prefeitura de Amparo

Eu também fiquei interessado em saber como a municipalidade está apoiando as micro e pequenas empresas, desenvolvendo, assim, a economia local. Esta é uma grande visão, uma vez que São Paulo está em um ponto de ruptura do foco em incentivar os consumidores a comprar carros baratos. A visão de Amparo me parece bem pensada e integrada. São ações que desejam criar uma comunidade próspera, uma economia próspera e também sustentável e que apoia todos aqueles que vivem e trabalham lá.

Enquanto cidades muito maiores, como Curitiba e Rio estão ganhando muita cobertura de notícias sobre seus programas de desenvolvimento, eu de fato penso que a pequena cidade de Amparo também deva receber alguns elogios merecidos para, silenciosamente, transformar-se em uma cidade do futuro. Well done, Amparo!

  • Pingback: The Transformation of Amparo « The Transition of Consciousness

  • http://www.cantodaflorestaecoresort.com.br/ Canto da Floresta EcooResort

    Não é à toa que Amparo é chamada de a “Flor da Montanha”. Bela em sua História e aconchego, cheia de potencial para receber cada vez mais e melhor visitantes que queiram conhecer esta nossa linda cidade.
    Parabéns pelo artigo Simon!

  • Martin

    Muito legal sua matéria Simon.. pra variar… muito legal compartilhar com a gente essa novidade.. de fato grandes cidades fazem muita propagando sobre ser ou nao ser sustentável, planos de mobilidade etc.. enquanto silenciosamente outras tantas cidades cultivam essa idéia há muito tempo.
    Parabéns… vou compartilhar!

  • Passeadora

    Realmente a cidade está muito linda, agradável para se passar um dia, dois no máximo, mas os moradores com seus conservadorismos tolos tornam logo a passagem intragável.

  • http://www.facebook.com/frederico.petri Frederico Petri

    Nossa, muito PT esse texto, pelo amor em… Não foi feito mais que a OBRIGAÇÃO…  

  • Samuelbruno

    Simon, fico feliz que tenha visitado nossa cidade… Pena que nao tenha tido oportunidade de fotografar, você mesmo, os pontos que tenha gostado… Da forma que a matéria está pautada, dá impressão de matéria paga, isso não ajuda muito como atrativo… Oxalá esteja enganado!