Escola Municipal de Mobilidade Urbana é inaugurada em Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Publicado em O Povo, em 23/10/2012.

O estudante Auziro Gabriel, 8, já tinha na ponta da língua uma série de regras de trânsito. “Tem que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e não se deve dirigir rápido, porque pode atropelar alguma pessoa”, diz.

Já o colega dele, Alisson Azevedo, 7, lembra que “não pode passar no sinal vermelho”. Eles e um grupo de outras 28 crianças da escola Martinz de Aguiar, do bairro Ellery, participaram das atividades inaugurais da Escola Municipal de Mobilidade Urbana, na tarde de ontem.

O equipamento funciona no prédio da antiga Escola Municipal de Trânsito Adahil Barreto, fechada desde o ano passado para reformas. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, explica que a escola passa a ter uma importância maior, pois, agora, discutirá as políticas de mobilidade urbana da Cidade.“Não vamos nos preocupar só com a educação das crianças. Vamos propor conteúdos a serem ministrados na universidade. Queremos ter desde criança do ensino fundamental até a pós-graduação”, afirma Gondim.

Foto: Natinho Rodrigues

A chefe de Educação de Trânsito da AMC, Geovana Brandão, informa que a escola vai tratar de assuntos como “trânsito, acessibilidade, meio ambiente, cidadania e vai buscar um temática mais abrangente, trabalhando também com transporte e mobilidade urbana sustentável. Será um centro de estudos para construção do plano da mobilidade urbana de Fortaleza”.A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, lembra que a expansão da frota de carros traz um desafio para as gestões de todas as capitais do País. “Em 2005, tínhamos 480 mil carros. Hoje, são 790 mil veículos”, cita. Ela defende que é preciso estimular o respeito no trânsito, para evitar as mortes nas ruas e avenidas da Capital.

Serviço

Escola Municipal de Mobilidade Urbana

Alunos de escolas públicas e privadas podem agendar visitas

Onde: Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), ao lado Parque Adahil Barreto

Outras informações:  (85) 3433 9722