Conheça o aeromóvel que circulará em Porto Alegre a partir de 2013

No início de 2013, entra em operação, na capital gaúcha, um meio de transporte de massa ainda desconhecido, mas nem tão novo assim. Há 35 anos nascia o conceito do aeromóvel, um sistema visualmente similar aos dos veículos sobre trilhos, porém sem trilho e totalmente movido a ar. Na época, os gestores brasileiros não valorizaram o projeto de Oskar Coester, idealizador do sistema, que acabou sendo exportado para Jacarta, na Indonésia, em 1989 e onde o aeromóvel circula com eficiência até hoje.

No programa Cidades e Soluções, da Globo News, o repórter André Trigueiro foi até a fábrica da 100% nacional Aeromóvel S.A, em Três Rios (RJ). Lá estão sendo construídos os veículos do novo sistema que ligará o terminal do Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Abaixo, acompanhe a reportagem completa com uma entrevista exclusiva com Coester e entenda como funciona a tecnologia sustentável deste transporte de massa movido a ar:

  • http://www.facebook.com/marcelaquint Marcela Quint de Campos

    O vídeo havia me empolgado a princípio. Mas depois de descobrir que a linha terá apenas 1 trem (a ser escolhido entre os 2) e a só 1km de comprimento, me soou como algo a ser “exibido” pra copa do mundo. Principalmente com o discurso de “100% nacional”. Espero estar errada. :/