21 Balançoires: balanços musicais aproximam pessoas em Montreal

Hoje é o Dia das Crianças! Por isso, apresentamos o lindo projeto 21 Balançoires – criado por alunos da Faculdade Université du Québec à Montréal Science, em conjunto com as designers Mouna Andraos e Melissa Mongiant – e que foi inspirado em uma das brincadeiras mais famosas e legais para os pequenos (e grandes também): andar de balanço!

A intervenção, instalada no centro de Montreal (Canadá), é formada por 21 balanços, sendo que cada um reproduz uma nota musical diferente, quando em movimento. Assim, o tom aumenta e diminui de acordo com o impulso da pessoa que está embalando o brinquedo. O mais bacana é que algumas notas só são possíveis de serem criadas se diferentes movimentos forem combinados, ou seja, as pessoas criam a música em conjunto conforme o embalo. O resultado é uma grande brincadeira coletiva!

No vídeo abaixo, veja o sucesso que os 21 balanços fizeram na cidade ao propor uma forma de interação social a partir de um projeto criativo de intervenção urbanística. Legal ver que essa brincadeira agregou crianças de todas as idades, até aquelas de cabelos brancos!