Consulta Pública define rumos para segurança no trânsito do RS. Participe!

Foto: Marta Pereira

De janeiro a agosto deste ano, 1.348 pessoas perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul. Os números, do Detran RS, refletem uma dura realidade que precisa ser revertida com o apoio de todos. Por isso, o Governo do Estado lança, amanhã (09/10), a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Combate à Violência no Trânsito, em cerimônia no Palácio Piratini, a partir das 14h30. Estarão presentes o governador Tarso Genro, o vice-governador e presidente do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Beto Grill, e o presidente do Detran RS, Alessandro Barcellos, demais autoridades e entidades da sociedade civil.

A Consulta Pública será realizada através do Gabinete Digital, uma ferramenta de participação online que tem o objetivo de promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para a construção e priorização de políticas públicas. Na ocasião, a pergunta que Tarso lança à população é: “Como governo e sociedade podem, juntos, promover a paz no trânsito?”

Como resposta, as pessoas poderão escolher entre as opções listadas a partir do Plano Estadual de Segurança no Trânsito para a década 2011–2020 – elaborado pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e o qual a equipe técnica da EMBARQ Brasil (produtora deste blog) auxiliou a elaborar também em nível nacional.

As 10 ações mais votadas serão prioridade para o trânsito para os próximos dois anos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, a comunidade vai ajudar a definir as decisões mais urgentes que precisam ser tomadas em 2013 e 2014 para que o número de vítimas nas ruas gaúchas diminua.

Como vai funcionar?

A votação nas ações e o envio de contribuições serão efetivados por meio do Gabinete Digital. Além das vans, computadores específicos para a participação serão disponibilizados em diferentes espaços públicos e eventos.

Os projetos e ações do Plano Estadual serão apresentados lado a lado para que o participante priorize uma em relação à outra. Após clicar na preferida, aparecerá um novo par de propostas sobre outro tema, e assim sucessivamente. É possível optar por não decidir sobre um par de sugestões ou, ainda, enviar a própria ideia.

A metodologia foi utilizada em consultas públicas em outros países e é fruto de uma pesquisa da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. O formato evita que grupos se organizem para favorecer interesses de uma determinada categoria.

Sobre o Plano Estadual de Segurança no Trânsito para a década 2011-2020

Na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi instituído em junho de 2011 o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, que reúne entidades da sociedade civil, órgãos municipais, estaduais e federais sob a coordenação do vice-governador Beto Grill. Fruto das discussões promovidas pelo comitê e diversas conferências públicas, nasceu o Plano Estadual de Segurança no Trânsito para a década 2011-2020. Hoje, o plano encontra-se em sua redação final e, por meio da consulta no Gabinete Digital, serão definidas as prioridades para 2013 e 2014.

Participe da Consulta Pública e ajude o governo a salvar milhares de vidas nas nossas cidades e estradas!