Bicicletas no céu?

Numa primeira olhada a ideia pode parecer estranha, mas não para a prefeitura de Londres. Segundo informações ainda não-oficiais, o prefeito Boris Johnson teria gostado do projeto que cria ciclovias suspensas e tem planos de implementá-lo em 2015, em parceria com a Network Rail, empresa que administra o metrô da cidade.

A proposta do Sky Cycle, como foi batizado, é de fato colocar as bicicletas no céu, formando uma rede cicloviária no horizonte da paisagem londrina. Assim, segundo os idealizadores do escritório Exterior Architecture, os ciclistas teriam um espaço seguro, confortável e eficaz para se deslocarem, sem precisar correr riscos ao dividir as ruas com os automóveis.

Para Sam Martin, diretor do escritório, a estrutura é o futuro para suprir a demanda de pessoas que vão trocar o carro pela bicicleta nos próximos anos. “Até 2020, o número de viagens de bicicleta triplicará para cerca de 1,5 milhão. Mas para onde vai todo mundo? Não dá para construir mais pistas de ciclismo no chão. O Sky Cycle é o próximo passo lógico”, defende.

Assim como o escritório que idealizou o projeto e o prefeito de Londres, muitas pessoas vêm apoiando a construção do Sky Cycle e acreditam que a ideia é mesmo inovadora. Mas há quem ache bem estranho e considere o Sky Cycle um segregador visual e social, tornando-se até inviável.

E você, gostaria de ter uma ciclovia aérea na sua cidade ou acha que isso só dividiria ainda mais as pessoas e o espaço urbano? Deixe seu comentário!

Fonte: Exame

  • http://sites.google.com/site/safetuning Jorge

    O mundo não se cansa dessa besteira!