BRS do Rio de Janeiro transportam 1,5 milhão de passageiros por dia!

BRS do Rio de Janeiro.

Você sabia que juntos os 7 corredores BRS (Bus Rapid Service) da cidade do Rio de Janeiro transportam aproximadamente 1,5 milhão de passageiros por dia? É o que informa a recente publicação da NTU “Boas Práticas para a Nova Mobilidade Urbana”, o qual classifica o BRS como “[…] uma iniciativa de projeto sem um alto nível de intervenção, que produz resultados positivos para a mobilidade da cidade.”. Além desta, outras boas práticas ressaltadas são: as iniciativas em prol das bicicletas em Sorocaba, como o IntegraBike, e o congestion charging, em Londres.

Você pode conferir mais informações sobre os sistemas BRS no site BRTdata.org, um banco de dados que abrange informações sobre sistemas Bus Rapid Transit de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras.

Lançado no início do mês de abril, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: o Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE); a EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI; a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

(Foto: So Cal Metro)

Com a última atualização (1.13), o site já reúne informações de 146 cidades que transportam cerca de 23,6 milhões de passageiros. Outro destaque importante desta versão é o acréscimo de três novas cidades com sistemas BRT ou corredores de ônibus: Stockton, EUA; Miyagi, Japão; e Jaboatão dos Guararapes, Brasil.

Explore o BRTdata e confira outras modificações desta versão no nosso Changelog!

O site continuará realizando novas atualizações na segunda quinta-feira de cada mês.