Combustíveis: como a cana-de-açúcar vira etanol?

Sabemos que a solução para os problemas de poluição das nossas cidades não é simples e está atrelada a diferentes aspectos e mudanças de comportamento. A melhor opção para ajudar a diminuir a carga de emissões no ar é deixar o carro em casa e ir a pé, de bike ou de transporte público, mas nem sempre é possível. Nesse caso, uma saída pode ser optar por abastecer seu veículo com combustíveis renováveis e que emitam menos CO2, como o etanol e o biodiesel.

Mas você tem ideia de como uma planta, como a cana-de-açúcar, pode virar a propulsora do motor de seu carro? A série Etanol Sem Fronteira, produzida pela Petrobrás, passou pelo interior de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro para mostrar como tudo acontece! A viagem, realizada por dois jovens curiosos, explora desde o início do processo, nas plantações de cana, até as pesquisas de ponta nos laboratórios.

No vídeo, abaixo, separamos o trecho que mostra, passo a passo, o processamento da cana-de-açúcar até ser transformada em etanol, graças as leveduras! Confira:

Clique aqui para assistir a outros episódios e saber mais sobre a série Etanol Sem Fronteira.