BRT Transoeste passa por inspeção de segurança viária

Durante esta semana, de 03 a 07/09, um grupo de especialistas da EMBARQ (produtora do TheCityFix) realiza uma inspeção de segurança viária no Transoeste, primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) a entrar em operação no Rio de Janeiro. O objetivo é identificar os problemas de segurança ao longo do percurso e estações do BRT e, com isso, propor soluções efetivas para diminuir o risco de acidentes.

O trabalho está sendo conduzido pela equipe de técnicos em segurança viária de toda a rede EMBARQ – o que inclui profissionais do México, Peru, Índia, Turquia e Estados Unidos – e pelo experiente consultor Carsten Wass. No Rio, o especialista dinamarquês já coordenou auditorias de segurança viária nos BRTs Transcarioca e Transoeste.

No primeiro dia, os técnicos visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) do Rio e analisaram os dados de acidentes de trânsito na área do BRT. Para mapear os problemas, os especialistas serão divididos em três grupos durante as visitas a campo, que começam a partir desta terça-feira e encerram na próxima quinta.

Após a análise, será elaborado um relatório com os resultados consolidados da inspeção. O documento será entregue à Secretaria Municipal de Transportes do Rio a fim de auxiliar na implementação de soluções efetivas para diminuir o risco de acidentes ao longo do trajeto do BRT.

Saiba mais sobre o Transoeste.

Baixe a versão em PDF do Manual de Segurança Viária em Corredores de Ônibus da EMBARQ.

Treinamento em segurança viária

Já na próxima semana, de 10 a 14/09, técnicos da EMBARQ, Secretaria Municipal de Habitação e Instituto de Arquitetos do Brasil-RJ participarão de um programa de capacitação em engenharia de segurança viária em áreas de desenvolvimento urbano.

Por meio de palestras, visitas técnicas e discussões, os técnicos poderão compartilhar conceitos, experiências e aplicações. O curso será ministrado pelos especialistas internacionais Carsten Wass, Lotte Bech e Eric Dumbaugh.