Atualização do BRTdata reúne informações sobre a expansão do TransMilenio, em Bogotá

BRT de Winnipeg, Canadá, também é novidade na plataforma. (Foto: Craig Bennett)

O BRTdata.org, banco de dados que abrange informações sobre sistemas BRT-Bus Rapid Transit  de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras, está ainda mais completo. Nesta semana, foram realizadas duas novas atualizações na plataforma. Com as últimas atualizações, o site já reúne informações de 143 cidades que transportam cerca de 22 milhões de passageiros (número inferior à última versão devido a modificações na demanda do sistema Transantiago).

A 143° a ser catalogada na plataforma é Winnipeg, Canadá, que inaugurou o seu sistema BRT no final de abril. Outra modificação em destaque é o início da operação da fase III do TransMilenio, sistema BRT de Bogotá, Colômbia. Esta expansão prevê a construção de mais três corredores BRT na cidade totalizando mais 36,3km de vias segregadas aos 84km já existentes. Por enquanto, as operações ocorrem somente na Calle 26.

TransMilenio, Bogotá. (Foto: EMBARQ Brasil)

Mais sobre o BRTdata

Lançado no início do mês de abril, o site reúne informações sobre os sistemas BRT-Bus Rapid Transit  de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras. A plataforma foi desenvolvida a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: o Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE); a EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI; a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

Explore o BRTdata e confira outras modificações desta versão no nosso Changelog!

O site continuará sendo atualizado toda segunda quinta-feira de cada mês.