O mundo do transporte sustentável relembra Lee Schipper

Lee Schipper. (Foto: EMBARQ)

A data de hoje marca o aniversário de um ano da morte de Leon J. Schipper, físico internacional, especialista em eficiência energética, músico e co-fundador da EMBARQ, produtora do TheCityFix e o centro de transporte sustentável do Instituto de Recursos Mundiais (WRI). Schipper, carinhosamente conhecido como “Lee”, dedicou sua vida a resolver problemas relacionados com transportes, energia e mudanças climáticas.

Para manter seu legado vivo, a família Schipper e a EMBARQ criaram a “Lee Schipper Memorial Scholarship for Sustainable Transport and Energy Efficiency”. O progama de bolsas de estudo já está aceitando doações que irão proporcionar o desenvolvimento de estudos de pesquisadores individuais e estudantes que se mostrem comprometidos com a visão de Lee.

O objetivo da bolsa é ampliar as contribuições para pesquisas e diálogo político nas áreas de transporte sustentável e eficiência energética. Em memória à imensa contribuição de Lee, a bolsa apoiará iniciativas que catalizem e inovem os campos de pesquisa e política. A bolsa dará ênfase especial à contribuições ousadas, que se provem desafiadoras do saber convencional, e que apresentem de forma clara seus benefícios, dados, e permitam a mensuração de resultados.

Para mais informações, visite: http://www.embarq.org/lee-schipper

=====

Lee morreu no dia 16 de agosto de 2011, em Barkley, Califórnia (EUA), após meses de luta contrar um câncer no pâncreas. Ele tinha 64 anos.

Em sua carreira, foi cientista de projetos no Global Metropolitan Studies, na Universidade da Califórnia, e engenheiro pesquisador-sênior no Precourt Institute of Energy Efficiency, da Universidade de Stanford.

Autor de mais de 100 artigos e livros, Lee participou de incontáveis painéis e seminários, além de ter integrado a direção de inúmeras organizações e atuado como consultor durante anos.

A visão multifacetada de Lee e sua extraordinária capacidade de provocar e ousar eram algumas de suas marcas.

Sob sua liderança, a EMBARQ realizou projetos de transporte sustentável e políticas públicas no México, China, Índia e muitos outros países. 

Lee também era um amante da música e possuía um tremendo senso de humor, a ponto de criar um grupo amador de Jazz chamado Lee Schipper e os Mitigadores. O conjunto se apresentou em diversas conferências científicas e suas canções costumavam chamar a atenção para o aquecimento global.

Ele também foi um mentor de confiança ao longo de sua carreira, inspirando uma nova geração de estudantes e jovens profissionais dedicados ao transporte sustentável.

A Lee Schipper Memorial Scholarship foi anunciada em janeiro de 2012, durante a 9a conferência anual do Transforming Transportation, em Washington DC. A bolsa de estudos, até agora, arrecadou mais de US$ 100.000, com o financiamento especial da Shell Foundation.

A comissão de bolsa de estudos começará a aceitar manifestações de interesse neste outono.

O conselho consultivo é formado pelos seguintes estimados colegas:

  • Holger Dalkmann, Diretor, EMBARQ
  • David Jhirad, Diretor de Energia, Resources and Environment Program, Johns Hopkins University
  • Nancy Kete, Diretora, Rockefeller Foundation
  • Ramon Munoz-Raskin, Especialista em Transporte, Inter-American Development Bank
  • 
Judith Pollock, Vice-diretor, Shell Foundation
  • Sanjivi Sundar, Professor, TERI University
  • Sam Zimmerman, Conselheiro de Transporte Urbano (aposentado), World Bank

Doações

As doações podem ser feitas das seguintes maneiras:

  • 

Cheque: nominal à “Lee Schipper Memorial Scholarship/WRI Fund” e enviado para o World Resources Institute Fund (WRIF), Suite 800, 10 G Street NE, Washington, DC 20002.
  • Contribuição online: pode ser feita pelo site https://community.wri.org/NetCommunity/donate. Ao preencher as informações, por favor, selecione a opção “Scholarship” no menu suspenso localizado na parte inferior do formulário de doação online.

Se você estiver interessado em aprender mais ou têm ideias que gostaria de compartilhar, por favor, envie um email para schipper.memorial@gmail.com. Enviaremos atualizações sobre o processo de inscrição e os resultados.

Obrigado por lembrar de Lee neste dia e por seu interesse na Lee Schipper Memorial Scholarship.

Mais informações em http://www.embarq.org/lee-schipper