Rio: BRT Transoeste inaugura mais duas estações

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Por Pedro Carion, publicado no Mobilize Brasil.

Corredor expresso já em funcionamento, o BRT Transoeste, que liga Santa Cruz a Barra da Tijuca, tem duas novas estações em operação desde o início de julho, ambas em Santa Cruz. Elas receberão ônibus tanto da linha expressa quanto da paradora e juntam-se as mais de 30 já em atividade. Em breve serão entregues mais oito estações ainda inativas no eixo Santa Cruz – Alvorada.

Já as obras da Transolímpica foram iniciadas na última quarta-feira (4). Com 23 km de extensão, o corredor expresso vai reduzir o tempo de percurso em mais de uma hora entre Recreio dos Bandeirantes e Deodoro. A Transolímpica ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico do Rio, no Riocentro, ao Parque Radical do Rio, em Deodoro, onde acontecerão as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e mountain-bike dos Jogos de 2016. Cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com a nova via. A previsão é de que 55 mil veículos circulem pelo corredor por dia. As obras devem ser concluídas até dezembro de 2015.

Com obra em pleno vapor, a Transcarioca teve a inauguração, no último dia 30, do mergulhão Billy Blanco, que faz parte da 1ª fase de construção do corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Localizado próximo à Cidade das Artes, o novo mergulhão permitirá que a pista destinada ao BRT passe onde havia o encontro das avenidas Ayrton Senna e das Américas.

“Com este mergulhão poderemos retirar todos os sinais de trânsito da Avenida Ayrton Senna. Depois, construiremos passarelas, que permitirão o cruzamento dos pedestres com segurança na via”, disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Construído em 15 meses, esse é o segundo mergulhão inaugurado no traçado da Transcarioca. O primeiro foi o Clara Nunes, no Campinho. As obras da Transcarioca somam R$1,5 bilhão, com recursos compartilhados entre Governo Federal e Prefeitura do Rio.