Print Friendly, PDF & Email
Com câmeras portáteis, ciclistas registram mau comportamento de motoristas

Câmera filma cada pedalada e serve como prova contra possíveis ‘fechadas’ de motoristas. (Foto: Amsterdamized)

Ainda nem todos os motoristas entenderam que a bicicleta também é um veículo e a via deve ser compartilhada. Por isso, muitos bikers e motoristas travam batalhas diárias no trânsito, nas quais aquele que pedala quase sempre sai perdendo, já que é o mais vulnerável. Cansados do desrespeito e da falta de fiscalização, alguns ciclistas começaram a apostar em novos e modernos aliados por sua segurança: as câmeras portáteis.

O modelo mais conhecido mundialmente é a GoPro, que pode ser fixada no guidon e até na cabeça do biker. Assim, os ciclistas podem gravar todo o percurso, registrando os momentos exatos de atitudes pouco amigáveis no trânsito, e cobrar as autoridades. Depois de fazer o registro, os ciclistas utilizam a internet para divulgar e espalhar a má educação dos motoristas.

Um dos exemplos marcantes é do ciclista Evan Wilder, de Washington DC, que gravou a ameaça e a “fechada” que um motorista lhe deu sem mais nem menos. Graças à qualidade da filmagem, foi possível identificar a placa do veículo e até o tom de voz do motorista, que acabou punido depois que o vídeo ganhou as redes, como conta no vídeo abaixo produzido pelo The New York Times:

Print Friendly, PDF & Email