Atualização do BRTdata traz informações sobre Transoeste

Primeiro corredor BRT do Rio entrou em operação em junho. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O BRTdata.org, o banco de dados que reúne informações sobre os sistemas Bus Rapid Transit  de todo o mundo e faixas de ônibus brasileiras, está ainda mais completo. Nesta quinta-feira (12), a EMBARQ realizou a quarta atualização da plataforma, que agora está na sua versão 1.10. Lançado no início do mês de abril, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: o Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE); a EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI; a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

O banco de dados, que no lançamento já reunia informações sobre 134 cidades e 22 milhões de passageiros transportados por dia, em sua quarta atualização passa a contar com 142 cidades e 23,5 milhões de passageiros transportados por dia. Entre as principais novidades estão as inclusões dos sistemas da Línea 4, da Cidade do México, e do recém inaugurado Transoeste, no Rio de Janeiro. A linha carioca iniciou sua operação em junho deste ano, e é o primeiro de quatro corredores BRT  que serão implantados até 2016 na Cidade Maravilhosa, com apoio técnico da EMBARQ Brasil.

Compromisso

Esse constante acréscimo de informações firma o compromisso das organizações em prover um banco de dados continuamente atualizado e cada vez mais abrangente ao estar atento às sucessivas inaugurações, expansões e melhorias de sistemas BRT já existentes. “[O banco de dados] ajuda pesquisadores, agências de transporte, autoridades municipais e ONGs a compreender e tomar decisões para melhorar os sistemas BRT e corredores de ônibus nas suas cidades”, explica Dario Hidalgo, diretor de Pesquisa e Prática da EMBARQ.

Explore o BRTdata e confira outras atualizações desta versão no nosso Changelog!