Iniciativa ‘Evolua com Mobilidade’ promove meios alternativos de transporte

Reclamamos que as cidades não têm mais espaço, que os congestionamentos tomaram as ruas e a poluição não para de crescer. O que nem sempre nos damos conta é que nós somos os responsáveis diretos por tudo isso e podemos mudar essa realidade a partir de agora. A receita? Evoluindo.

A iniciativa “Evolua com Mobilidade”, da Prefeitura do Rio e ONU Habitat, propõe que cada pessoa se torne um cidadão transformador de sua cidade, através de mudanças de hábitos de deslocamentos para meios alternativos e menos poluentes. A bicicleta, a carona e o uso do transporte público são algumas das possibilidades apontadas pela ação para começarmos a evolução, que é urgente.

Só para ter ideia, o transporte é o responsável por 13% das emissões globais de gases poluentes na atmosfera. Além disso, 80% do aumento de emissões previsto até 2030 está relacionado ao transporte rodoviário em países em desenvolvimento, principalmente aqueles com economias emergentes. Como podemos perceber, os padrões atuais de desenvolvimento da mobilidade são insustentáveis e podem agravar ainda mais os problemas ambientais e de saúde. Precisamos evoluir agora!

Seja um Cidadão Transformador

A ação “Evolua com Mobilidade”, criada pela Devolve – Consciente Criativo, faz parte da campanha “I’m a City Changer” (Sou um Cidadão Transformador) idealizado pela ONU HABITAT. A campanha é um movimento global que compartilha e promove iniciativas públicas e privadas preocupadas em melhorar a vida nas cidades. Para fazer parte da campanha “I’m a City Changer” basta começar com uma simples mudança de atitude agora mesmo!

Que tal experimentar a bicicleta, que está na garagem há uns meses, para ir até a padaria hoje? Ou então combine caronas com o pessoal do escritório e evite tantos carros circulando sem necessidade. São pequenas mudanças de hábitos como estas que vão garantir nossa evolução social e ambiental para atingirmos um futuro mais humano nas cidades. Você é o responsável. Evolua e seja também um transformador!