Porto Alegre lança campanha por melhor convivência no trânsito

Campanha iniciou na última semana. (Foto: Divulgação/PMPA)

Bacana a nova campanha que a prefeitura de Porto Alegre lançou para melhorar o relacionamento entre as pessoas no trânsito da cidade. O outdoor acima está espalhado pelas ruas e ônibus desde a última semana, chamando atenção para a distância mínima de 1,5 m que os carros devem manter dos ciclistas. Com o tema “Conviver para viver melhor”, a ação tem o objetivo de qualificar a relação entre motoristas, ciclistas e pedestres em um ambiente que geralmente lida com a paciência das pessoas.

“O estresse no trânsito é intenso nas grandes cidades, pelo número excessivo de veículos. Já são 726 mil cadastrados em Porto Alegre. Diante desta realidade, é fundamental bastante calma e equilíbrio no dia a dia das ruas, para evitar conflitos. A campanha da prefeitura, com foco no ciclista, busca incentivar o uso deste modal”, explica Vanderlei Cappelari, diretor-presidente da EPTC.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também esteve presente no dia de lançamento da campanha (20/6) e fez questão de lembrar que a bike precisa conquistar seu espaço nas cidades brasileiras. “A bicicleta é um transporte alternativo no mundo todo. No entanto, ela é muito mais utilizada durante o lazer e o esporte. Precisamos agregá-la ao transporte, pois isso está garantido no Código de Trânsito Brasileiro”, explica.

Fortunati distribui panfletos da campanha no dia de lançamento. (Foto: Fredy / EdgarLisboa)