Porto Alegre terá sistema de aluguel de bicicletas em agosto

Anúncio foi feito pelo prefeito Fortunati neste domingo, durante o Passeio Ciclístico do Bem Estar. (Foto: Ricardo Stricher/PMPA)

Boas novas para os simpatizantes da bike em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati anunciou que a cidade ganhará um serviço de aluguel de bicicletas, a partir do segundo semestre deste ano, em 30 pontos da Capital. O novo serviço foi anunciado na manhã de ontem (17) durante a largada do Passeio Ciclístico do Bem Estar, no Parque Farroupilha. Cerca de 250 ciclistas participaram da ação para celebrar o uso da bicicleta como atividade física e meio de transporte, com a presença do ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa.

“Estamos trabalhando para criar insfraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte”, disse Fortunati, lembrando que Porto Alegre deve receber cerca de 50 km  de ciclovias até 2014. Na nova proposta, os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de JaneiroSão Paulo. O custo estimado será de 10 reais mensais.

A estrutura técnica do projeto foi feita pela EPTC e agora a prefeitura está em busca de parceiros para viabilizar o projeto financeiramente. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o aluguel será de baixo custo. “O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão”, explcou Capellari.

Peñalosa em Porto Alegre

Peñalosa participou do Fronteiras do Pensamento.

Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, participou do passeio ciclístico na capital gaúcha. Sobre as soluções em mobilidade urbana para as grandes cidades, defende a priorização das pessoas.

“Nos últimos 80 anos, fizemos cidades para os carros. Agora, temos que pensar em espaços qualificados para a circulação das pessoas e das bibicletas”, manifestou Peñalosa.

Os ciclistas percorreram cerca de sete quilômetros passando pelas principais avenidas e parques da cidade. O evento teve apoio das secretarias municipais do Esporte e Lazer e do Meio Ambiente, EPTC, Itati, Vonpar, Bike Sul e PoaBikers.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre