Novo site monitora obras de sistemas BRT no Brasil

Estações do BRT do Rio de Janeiro em construção. (Foto: Cidade Olímpica)

Principal projeto de mobilidade de pelo menos 12 metrópoles brasileiras, o BRT-Bus Rapid Transit é a solução mais completa e eficiente para as médias e grandes cidades, sendo o maior beneficiário dos PACs da Mobilidade Urbana e Grandes Cidades. A fim de monitorar as obras dos sistemas BRT de todo país, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) criou o site BRT Brasil.

Com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos pela frente, o país deve receber, no total, 32 projetos que priorizam o sistema rápido de ônibus, em 13 cidades, somando 554,4 km de extensão. As obras estão sendo pensadas não só para suprir a demanda dos megaeventos esportivos, como também para transformar a vida de milhões de brasileiros que utilizam o transporte público diariamente. A ferramenta reúne as informações destes projetos em uma só plataforma e promove a eficiência desta solução de mobilidade urbana sustentável que surgiu ainda na década de 1970 em Curitiba.

NTU - Fonte: Mapa da Transparência

* Dados apurados pelo Núcleo de Transporte da NTU

No site, as pessoas podem se informar sobre conceitos, vantagens operacionais e ambientais dos BRT, além de acompanhar os projetos dos sistemas rápidos por ônibus em implementação e também monitorar aqueles já em operação. O BRT Brasil ainda conta com espaço para artigos acadêmicos e referências técnicas sobre o tema, além de matérias, entrevistas, gráficos, infográficos, vídeos e fotos.

A NTU aposta que a plataforma será uma forma de garantir que os projetos saiam do papel e sejam concretizados.

“O BRT é o que temos de mais moderno em um serviço oferecido com veículos ônibus. Poder acompanhar e monitorar a evolução do transporte coletivo por esses sistemas é só mais uma forma que a NTU encontrou para contribuir com a mobilidade urbana brasileira”, pontua o presidente da NTU, Otávio Cunha.

Fonte: NTU

Sistema BRT de Curitiba foi o primeiro do mundo. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

BRT Data

No início de abril, uma plataforma com proposta semelhante foi lançada, porém a nível global: o BRTdata.org. O site é um banco de dados completo sobre os sistemas Bus Rapid Transit (BRT) ao redor do mundo. A ferramenta foi criada pelo Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

O banco de dados permite aos usuários comparar sistemas BRT e corredores de ônibus das 134 cidades em 36 países. A plataforma inclui 95 indicadores sobre operação, projeto e custos dos sistemas, incluindo informações como número de passageiros por dia, velocidade comercial e comprimento dos corredores. O objetivo, assim como o do site brasileiro, é compartilhar informações sobre os sistemas a fim de qualificar e incentivar novos investimentos em BRT.

Clique aqui e explore o BRTdata.org!