Fase de testes do BRT Transoeste inicia no Rio

Técnicos avaliam sistema antes da inauguração oficial. (Foto: OCD Holding)

Com previsão para entrar em operação em junho, o primeiro corredor BRT do Rio de Janeiro, o Transoeste, já está em funcionamento para técnicos realizarem os últimos ajustes. No último final de semana, iniciou a fase de testes com os modernos ônibus articulados no corredor exclusivo de 56 km, que vai beneficiar cerca de 220 mil pessoas por dia, ligando a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz.

Já o início do período de testes com passageiros ainda não foi definido pela prefeitura. Durante dez dias, o sistema estará aberto das 10h às 15h para as pessoas conhecerem o novo serviço. Os passageiros poderão embarcar na Avenida das Américas, entre o Terminal Alvorada e o Recreio, para começarem a se familiarizar com o BRT carioca.

“Vamos começar um processo lento e gradual de implementação do BRT. As pessoas vão ter que se habituar ao novo sistema de transporte, que é completamente diferente do qual elas estão acostumadas”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Estima-se que a partir do próximo mês os ônibus comecem a operar em 29 estações, de um total de 64. sendo que a linha expressa vai parar em apenas alguns pontos entre 5h e 1h. Já a outra linha vai servir todas as estações durante 24h. A previsão é de que o tempo de viagem no trajeto Alvorada-Santa Cruz, atualmente de 2h, seja reduzido pela metade, assim que o sistema estiver em operação total em agosto.

Fonte: Fetranspor e G1