Nova bicicleta elétrica da Audi atinge 80 km/h

Foto: Divulgação

A tendência de grandes montadoras de carros apostarem no transporte sustentável vem se confirmando. Agora  foi a vez da Audi apresentar, na Áustria, o protótipo da bicicleta elétrica Wörthersee, que pode ser conectado ao computador ou smartphone e atinge até 80 km/h, segundo informações da montadora.

Á primeira vista a e-bike parece uma bicicleta como as outras, mas logo percebemos o design que chama atenção pelos detalhes e acabamento refinado. As luzes de LED na dianteira e na traseira dão a cara da Audi para a magrela, que foi pensada para ciclistas experientes que fazem acrobacias e truques sobre duas rodas.

A Wörthersee possui um volume relativamente pequeno, de 11 kg, e a armação e o suporte da roda traseira são feitos de fibra de carbono. No ponto mais baixo da armação se percebe o motor elétrico, que desenvolve torque na roda traseira de 250 Nm e gera potência máxima de 2,3 kW – o que proporciona uma relação de potência e peso de 9 km por kW.

O design da bicicleta foi desenvolvido para otimizar o poder da pedalada e ao apertar um botão é possível elevar o selim para ajudar nas acrobacias. Muito funcional e ágil, a e-bike é movida a bateria de lítio que tem duração de até 2 horas e meia e oferece cinco tipos de atividades ao ciclista, com ou sem o uso do motor. No modo “puro” a Wörthersee é movida apenas pelas pedaladas, enquanto no modo “pedelec” o motor elétrico entra em ação e a velocidade da magrela pode chegar aos 80 km/h.

O problema vai ser andar com a bike pelas ruas do Rio sem ser multado, já que a velocidade máxima permitida para as bicicletas é de 20 km/h. Mas ainda não há previsão de comercialização.

 

No vídeo abaixo o ciclista profissional Julien Dupont, da Red Bull, faz algumas acrobacias com a super magrela elétrica da Audi:

Fonte: Design Boom