Experiência BRT – Missão de Imprensa: conheça o grupo que esteve em Bogotá, Medellín e Cleveland

Participantes da segunda Experiência BRT - Missão de Imprensa

Por Cíntia Freitas

Chega ao fim a segunda viagem da Experiência BRT – Missão de Imprensa. Os jornalistas do segundo grupo visitaram Bogotá, Medellín e Cleveland e seus sistemas BRT, além de outros destaques de mobilidade e urbanismo dessas cidades. Conheça agora os participantes dessa experiência, tão enriquecedora a todos.

Carlos Briggs, da rádio Band News (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Carlos Briggs, Band News

Briggs é o tipo de jornalista atento a todo momento, e a todos os detalhes. Repórter da rádio Band News, ele fez questão de entrevistar usuários dos sistemas BRT visitados e conferir a opinião das pessoas sobre a qualidade dos sistemas.

Quando você sai e vai pra outras realidades, e entende as realidades adaptadas às culturas, ao modo de vida das pessoas… Isso é muito rico. O nosso papel como jornalistas é ajudar a população a refletir. Carlos Briggs

***

Alexandre Tortoriello, da TV Bandeirantes (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Alexandre Tortoriello, TV Bandeirantes

Alexandre é repórter da Band desde março de 2008 e cobre eventos para o Jornal da Band. A sua paixão por mobilidade se reflete nos prêmios que já recebeu: ele é vencedor do Prêmio Mobilidade Urbana 2009-2010 com a série “As dificuldades enfrentadas pelos passageiros de trem e metrô no Rio de Janeiro”, além de receber uma menção honrosa na mesma premiação pela série: “Implantação do bilhete único na região metropolitana”. Tortoriello é formado em Jornalismo pela ECA/USP (2001) e em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1998). Já trabalhou no SRDZ.com, na CBN, na BBC Brasil, no Terra Networks e na Bloomberg News.

A gente volta bem mais informado. É sempre bom ter parâmetros e referências quando você vai fazer alguma coisa. Alexandre Tortoriello

***

Leandro Luna, da TV Bandeirantes (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Leandro Luna, TV Bandeirantes

Leandro vem trabalhando há mais de dez anos com imagem em vídeo, pra diversas emissoras de TV brasileiras. Um dos mais bem-humorados participantes da equipe, ele sabe ser muito sério quando o assunto é trabalho: na hora de captar imagens, a concentração é total.

Eu adoraria deixar meu carro em casa e pegar um ônibus de qualidade e rápido pra chegar no trabalho. Leandro Luna

***

Christina Nascimento, do jornal O Dia (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Christina Nascimento, jornal O Dia

Além de ser formada em Jornalismo, a Chris possui uma pós-graduação em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e estuda Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os principais assuntos cobertos por ela, estão: administração e legislação municipal, infraestrutura urbana e os projetos do Rio de Janeiro para sediar a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Com um currículo desses, ela só poderia ser crítica e questionadora: uma máquina de perguntas aos entrevistados. Pensa que é “só” isso? Não. Ela ainda dança balé e fala alemão – isso sim é ter múltiplas qualidades.

Fomos a um país com uma realidade parecida com a do Rio e a outro com uma realidade bem diferente, mas ambos têm projetos que podem se encaixar com a nossa proposta lá na cidade. Christina Nascimento