Experiência BRT, dia 7: Medellín e o transporte integrado

Por Cíntia Freitas

Bem vindos a Medellín!

A cidade colombiana é a capital do departamento de Antioquia e tem uma população de 2,2 milhões de habitantes. Já a região metropolitana conta com 3,5 milhões de habitantes e inclui, além da capital do departamento, outras nove cidades. Nosso grupo de jornalistas e técnicos chegou ao aeroporto e foi diretamente à Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e Área Metropolitana (ACI), onde recebemos as boas vindas da cidade.

Recepção à EMBARQ Brasil - (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Urbanismo e resgate social

Em seguida, assistimos a uma apresentação do Departamento de Planejamento Municipal de Medellín. O palestrante Mauricio Correa abordou de forma espetacular a filosofia da cidade de usar o urbanismo como forma de resgate social. Ele explicou que há um grande alinhamento entre todos os setores do governo para tornar a cidade cada vez mais um lugar para as pessoas. O slogan “Medellín – Um lugar para viver” sugere que as pessoas devem de fato viver na cidade, e não apenas sobreviver. Isso se refere aos grandes problemas sociais pelos quais a cidade já passou. Hoje, 40% dos habitantes da região metropolitana vive  nos bairros mais pobres.

Para combater problemas como narcotráfico, violência, pobreza e desigualdade social, o plano do governo de Medellín é oferecer às pessoas transformação, otimismo, modernização, convivência, educação, cultura e inovação. Os principais valores na “construção de novos cidadãos são:”

  • Respeito pela vida
  • Equidade e inclusão
  • Competitividade e inovação

Mauricio fala da relação entre desenvolvimento urbano e cidadania (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Os jornalistas se encantaram com o exemplo de cidadania de Medellín, que prevê o desenvolvimento social por meio do urbanismo. Toda a cidade é pensada como um sistema, e o transporte, portanto, desempenha um papel fundamental na maneira em que as pessoas vivem e têm acesso ao espaço urbano.

Grupo conversa sobre cidadania e transporte em Medellín. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Transporte integrado

Em uma segunda reunião, a equipe de imprensa reuniu-se com o Secretário de Transportes de Medellín e conheceu o Centro de Controle de Trânsito da cidade, que oferece informações em tempo real sobre o tráfego em Medellín.

Uma das questões relativas a transporte que mais chama a atenção dos brasileiros, é o fato de Medellín ter uma rede de transporte  que abrange diversos tipos modais e é integrada. Ela inclui o metrô, o BRT, teleféricos, escadas rolantes e existem obras para a construção de uma linha de VLT.

Centro de Controle (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)