Experiência BRT, chegada: expectativas de mudança

Conheça o grupo da Experiência BRT que passa por Cidade do México e Los Angeles. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A Experiência BRT – Missão de Imprensa começou! E que bom que você embarcou conosco, bem-vindo! A delegação desembarcou no final dessa tarde, na Cidade do México, sem esconder a expectativa de desvendar o Metrobús, sistema BRT da capital mexicana que transporta uma média de 640.000 passageiros por dia. Também o BRT do Rio terá uma alta demanda e está se preparando para fazer bonito, com obras complexas e inovadoras.

“Há muito tempo não víamos uma obra desse porte no Rio. A última foi a da Linha Amarela, que beneficiou os carros. Agora com os BRT é uma nova proposta. Sentimos que algo começou a ser feito. Existe um investimento grande – cerca de 10 bilhões – e precisamos estar atentos e acompanhar as mudanças”, afirma Edimilson Ávila, jornalista da TV Globo que compõe o grupo dessa Missão de Imprensa.

Logo que entramos na van que nos levaria do aeroporto até o hotel, os jornalistas começaram a despejar perguntas sobre o transporte público ao nosso espirituoso guia local, Ricardo Gomez, residente da cidade. As tarifas populares do metrô (3 pesos) e BRT (5 pesos) e a restrição de circulação de veículos antigos e altamente poluentes foram os destaques da animada conversa.

Grupo confraternizou no restaurante Los Girasoles, no centro do distrito federal mexicano. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

No final do dia, a delegação foi recebida por Salvador Herrera e Marco Priego, do CTS EMBARQ México, após uma caminhada pelo coração da cidade e degustação da legítima culinária mexicana com tortillas e tacos. Depois da confraternização, a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil e coordenadora da missão, Rejane Fernandes, apresentou ao grupo as expectativas para a viagem.

Amanhã a delegação de jornalistas vai experimentar o Metrobús, fazendo um passeio pelas linhas 1,3 e 4. Também vamos conhecer a estação Buenavista que conecta diferentes sistemas: BRT, metrô e trem.

Jornalistas recebem material com informação sobre os Sistemas BRT. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)