Montevidéu lança sistema de consulta a transporte público por celular


Santiago, Chile, já conta com tecnologia semelhante, desde 2010. (Foto: Zona del Transantiago)

Pensando em levar mais informações aos usuários de seu transporte público, a capital uruguaia implantou um serviço de consulta a informações dos ônibus via celular. Chamado de iBus, o sistema permite que o passageiro saiba onde e quando pegar qualquer linha de ônibus no perímetro da cidade, no instante que desejar.

Para utilizar o iBus basta enviar um SMS para o número 933 com a palavra Bus + número da linha e esperar a resposta. Isso é possível pois a frota conta com sistema GPS em cada veículo, que envia informações online em intervalos de poucos minutos. No primeiro mês de funcionamento (15/3 a 15/4), o serviço estava disponível de forma gratuita. A partir dessa segunda-feira, passa a ter custo de $3 pesos uruguaios por SMS.

A iniciativa foi coordenada pela CUTCSA (Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos S/A), que tem como prioridade desenvolver ferramentas inovadoras para aprimorar os serviços de transporte público de Montevidéu. Atualmente, a frota da CUTCSA é composta por mais de mil ônibus que circulam por 102 linhas e percorrem 275 mil km. Por dia, o sistema é responsável pelo deslocamento de mais de 600 mil passageiros.

Fonte: Revista Autobus