Como melhorar a qualidade de vida nas cidades?

A poluição está tomando conta das nossas cidades, muito por causa de péssimos hábitos da população e falta de prioridades dos governantes. A verdade é que o assunto é tão importante e complexo que muitas vezes os órgãos públicos e os próprios cidadãos não sabem por onde começar. Para ajudar a tornar o assunto mais simples e popular, a ONG Vivre en Ville criou o SagaCity, uma simpática animação que apresenta o planejamento urbano sustentável de uma forma lúdica e direta (acompanhe no vídeo abaixo).

A história é em torno da cidade de Colvert, que sofre com problemas que nós conhecemos bem como congestionamentos, falta de espaços públicos amigáveis, transporte público decadente, entre outras questões críticas que aumentam as emissões de gases de efeito estufa. A prefeita da pequena cidade decide, então, que é hora de mudar. Para isso, reúne especialistas para pensar em soluções a longo prazo. Assim, nascem espaços público mais verdes e confortáveis, o transporte público recebe melhorias que atraem novos usuários, e bairros se tornam mais completos e acessíveis, possibilitando que os moradores realizem tarefas simples, como ir à farmácia, sem precisar usar o carro.

Muitas outras soluções são apresentadas, como incentivo ao uso da bicicleta e investimentos em segurança viária, mostrando que as possibilidades estão aí para nos ajudar. Agora que tal seguirmos a grande lição que o SagaCity nos passa: não é tão difícil melhorarmos a qualidade de vida das nossas cidades, se tivermos objetivos comuns e, claro, ação política. Vamos começar?