Vá de bicicleta ou ônibus para a Rio+20!

Rio já conta com sistema de aluguel de bicicletas públicas, o BikeRio (Foto: Ziga da Zuca)

O maior evento de desenvolvimento sustentável que acontece este ano no país, a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, anunciou que deseja priorizar os transportes coletivos e menos poluentes nos dias do evento, 20 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. Para ir até os locais oficiais da Conferência pode deixar o carro em casa, porque as preferências vão ser para bicicletas, ônibus, barcas e metrô.

Os ciclistas vão poder deixar suas magrelas com segurança nos diversos bicicletários que ficarão espalhados pelos espaços do evento. Já as pessoas que preferirem ir com o transporte público vão poder retirar um cartão RioCard desenvolvido exclusivamente para os participantes se deslocarem com mais facilidade entre um debate e outro. Além disso, 350 ônibus estarão à disposição dos integrantes da Conferência.

O objetivo dos organizadores é manter a Rio+20 alinhada com os três conceitos-chave do evento: sustentabilidade, conectividade e acessibilidade. Por isso, todos os locais terão acesso universal para portadores de necessidades especiais a nível motor, visual e auditivo – um público estimado hoje entre 30 e 40 milhões de brasileiros.

Além da acessibilidade, também a inclusão será valorizada. Cerca de mil voluntários de comunidades carentes e 500 universitários participarão efetivamente das atividades, afim de qualifica-los e inseri-los no debate sobre os problemas globais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre a Rio+20 aqui.

Fonte: Ciclo Vivo