Mobilidade sustentável para todos – a cultura da bicicleta avança no Brasil

A bicicleta é uma peça importante da mobilidade nas cidades, e cada vez mais está no centro das discussões. (Foto: Vikram Vetrivel)

 

Que a bicicleta é um importante elemento na mobilidade urbana a gente já falou várias vezes. Com ela se pode melhorar os congestionamentos, reduzir as emissões de gases do Efeito Estufa (afinal, a bike não emite nada de poluentes em sua utilização), integrar a cidade, além de ser um ótimo remédio para melhorar a saúde e o humor das pessoas.

No entanto, sabemos bem que para que a bicicleta seja realmente adotada como meio de transporte diário, as pessoas precisam de segurança e facilidades para isso. Ou seja, são necessários investimentos e atenção às bicicletas: criação de políticas de incentivo, infraestrutura cicloviária (ciclovias, bicicletários completos, paraciclos, ciclofaixas, sinalização especial, etc), e educação dos motoristas e ciclistas, para que todos se respeitem e entendam o funcionamento do trânsito como um todo. Um sistema cicloviário bem desenvolvido é um ótimo aliado da mobilidade urbana, criando opção de deslocamento para as pessoas e beneficiando as cidades.

Mas o que realmente nos anima é ver que essa cultura da bicicleta está mudando cada vez mais depressa: mais e mais cidades brasileiras começam a investir nesse sistema, e muitas vezes esse desejo de mudança vem da própria população, que está saturada dos congestionamentos, das cidades poluídas e cinzas. Como já mostramos neste post aqui, os jovens de hoje têm uma visão diferente do lugar onde vivem e não querem ficar presos em carros enlatados no congestionamento.

Escrevemos este post hoje para falar de mais uma iniciativa que chamou nossa atenção nesse assunto: o 1º Fórum de Bicicletas Manaus. Assim como o evento similar que aconteceu no início deste ano em Porto Alegre (Fórum Mundial de Bicicletas), o fórum de Manaus foi idealizado e está sendo organizado pelo movimento coletivo Pedala Manaus, composto por pessoas comuns da sociedade manauara unidos para lutar pela igualdade da bicicleta no espaço viário.

E o 1º Fórum de Bicicletas Manaus foi idealizado justamente com esse propósito: debater com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada sobre a inclusão da bicicleta como meio de transporte sustentável na capital do Amazonas. O evento, que acontece nos dias 19 e 20 deste mês, traz temas importantes para a discussão, entre eles: os principais problemas enfrentados por quem usa a bicicleta como meio de transporte, soluções para esses problemas, planejamento cicloviário, educação, políticas públicas, infraestrutura urbana, meio ambiente, saúde coletiva e economia. O evento promove também pedaladas e workshops. Para ver a programação completa, clique aqui.

A inscrição é gratuita, mas limitada a 300 vagas. Para participar, é necessário preencher um formulário disponível no site do evento até dia 17 de abril. A lista de inscritos confirmados será divulgada até o dia 18 pela manhã. Cada participante receberá um kit com camiseta, adesivo do Fórum de Bicicletas Manaus, adesivo do Pedala Manaus, programação impressa, crachá e bolsa personalizada. No dia 19 a partir das 7:30 ocorrerá o credenciamento e retirada do kit na ALE-AM.

  • Ricardo Romero

    VAI PEDALA!!!