Como medir a importância da arte e da cultura nas cidades?

Este post foi originalmente publicado por  no TheCityFix.com, em 09/04/2012.  

Os turistas adoram, mas os centros culturais também trazem benefícios para os moradores? (Foto: Zoetnet)

Será que o Louvre torna Paris mais habitável? Será que os teatros na Broadway fazem de Nova York uma cidade mais segura? E os clubes de jazz em Nova Orleans, será que eles inspiram os moradores da cidade a explorar o ambiente urbano?

Todos podem concordar que centros culturais agregam valor às nossas comunidades, ainda que seja um desafio mensurar este benefício. Para discutir a importância de investir em arte e cultura, a Sociedade Municipal de Arte de Nova York está promovendo o evento gratuito, “Measuring Vibrancy: The Impact of Arts-and-Culture Investments in Placemaking”. A Sociedade Municipal de Arte de Nova York é uma organização sem fins lucrativos, empenhada em tornar a Big Apple em uma cidade mais habitável, através do diálogo, educação e apoio ao planejamento urbano inteligente, design e preservação.

O evento apresentará as experiências de especialistas em desenvolvimento econômico, urbanismo e bens imobiliários para destacar os desafios em medir o impacto de centros culturais. Os palestrantes incluem:

  • Carol Coletta, presidente da ArtPlace (NYC) – Moderadora
  • Joe Cortright, presidente e principal economist da Impresa (Portland)
  • Kevin Stolarick, diretor de pesquisa do The Martin Prosperity Institute, Rotman Schoolof Management (Toronto)
  • Harriet Tregoning, diretor do Office of Planning em Washington,DC
  • Sue Mosey, presidente da Midtown Detroit (Detroit)

O evento é o último programa da série do Fórum MAS Arts. Produzido desde 1990, as séries trazem líderes culturais visionários que trabalham em todas as disciplinas, vindos de diversas partes do mundo, que compartilham seu conhecimento e experiência com os nova-iorquinos apaixonados por artes ligadas a políticas e gestão.

O evento acontece na terça-feira (24/04), a partir das 18h30, seguido de uma recepção para os participantes. A inscrição é gratuita e pode ser realizada aqui.

O apoio é de ArtPlace e Rockefeller Foundation, lembrando que o Fórum MAS Arts é amplamente apoiado pelo Departamento de Relações Culturais de Nova York.