WRI nomeia Andrew Steer como novo presidente

Steer durante palestra na Semana do Clima em Nova Iorque, 2010 (Foto: The Climate Group)

World Resources Institute nomeou, ontem (14/03), o Dr. Andrew D. Steer como seu próximo presidente. Steer é um líder extremamente reconhecido em questões econômicas e ambientais, que traz vasta experiência internacional para o Instituto. Steer vai assumir o comando do WRI no momento em que a organização celebra o seu 30º aniversário de desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais e de desenvolvimento humano mais urgentes.

“Andrew é um líder dinâmico e talentoso, com um profundo conhecimento das questões de sustentabilidade e experiência em campo na maioria das economias em rápido desenvolvimento do mundo. À medida que estas questões se tornam mais urgentes, Andrew é a pessoa ideal para levar o WRI a cumprir sua missão”, disse James A. Harmon, presidente do Conselho de Diretores do WRI. “Um comunicador apaixonado e eloquente, Andrew guiará a abordagem da organização baseada em evidências e resultados com foco para construir um planeta mais saudável e mais sustentável.”

Dr. Steer, atualmente, está atuando como Representante Especial para Mudanças Climáticas no Banco Mundial, onde ele ajuda a orientar as atividades de mudanças climáticas do Grupo do Banco em mais de 130 países. Ele co-preside o Fundo Estratégico do Clima e lidera os esforços do Grupo do Banco Mundial com os negociadores internacionais e na promoção do desenvolvimento pró-soluções para as mudanças climáticas. Steer também atua no Painel de Alto Nível sobre Energia Sustentável para Todos do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e no Conselho B20 sobre o Crescimento Verde (a ala do setor privado do G20).

“Estou profundamente honrado e feliz por estar assumindo este papel em tal organização extraordinária, com a sua história de soluções inovadoras e transformadoras para os desafios ambientais e de desenvolvimento”, disse Steer. “Na próxima década, teremos de enfrentar desafios e oportunidades ímpares, e o WRI, com seu enfoque global e análises de alta qualidade, está idealmente equipado para encontrar soluções. Estou ansioso para liderar a organização no próximo estágio de sua história notável.”

O WRI é um think tank global e independente que vai além da pesquisa para colocar ideias em ação, trabalhando com governos, empresas e sociedade civil para construir soluções para os urgentes desafios ambientais e de desenvolvimento humano.

Steer chega ao WRI, em um momento chave da evolução do Instituto. Nos últimos anos, a organização vem expandindo sua presença global. O WRI aprofundou seu envolvimento na China e na Índia, e está presente em 40 países, na África, Ásia e América Latina. Desde 2008, a equipe do WRI cresceu de 160 para 225 pessoas e as operações aumentaram de US$ 26 milhões para US$ 45 milhões.

“Esta nomeação é uma grande notícia para o WRI e para todos que se preocupam com questões ambientais e de desenvolvimento”, afirmou Robert B. Zoellick, Presidente do Grupo Banco Mundial. “O WRI tem um história distinta na interseção chave entre desenvolvimento e meio ambiente natural, e estou confiante de que, sob a liderança de Andrew, seu impacto futuro será ainda mais forte. Andrew traz profunda técnica, política e experiência política no campo do desenvolvimento sustentável. Ele desempenhou um papel excelente como Representante Especial e ajudou a fazer o Banco Mundial parte da solução para as mudanças climáticas.”

Steer ocupou cargos de liderança no Banco Mundial e do governo do Reino Unido, incluindo Diretor do Departamento de Meio Ambiente do Banco, e Diretor de País do Banco para a Indonésia e Vietnã. De 2007 a 2010, foi Diretor-geral de Política e Pesquisa do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID). Steer é PhD em Economia, e tem ensinado e lecionado em diversas universidades.

James Harmon também refletiu sobre a paixão e a dedicação de Manish Bapna, diretor do WRI, que serviu como presidente interino da organização desde julho de 2011.

“Como presidente interino, Manish não só ajudou a sustentar o WRI; tornou-o mais forte”, disse Harmon. “Ele ajudou a promover os objetivos dos programas da organização e reforçou a sua estabilidade financeira, incluindo a expansão de nossa participação na China, Índia e Brasil.”

Steer começará o seu mandato como presidente do WRI em agosto de 2012. Até lá, Bapna continuará servindo como presidente interino.

Steer assume o cargo como terceiro presidente do WRI, depois dos mandatos de dois líderes ambientais altamente respeitados: Jonathan Lash (presidente de 1993 a 2011), agora presidente do Hampshire College; e James Gustave Speth(presidente de 1982 a 1993), atualmente professor de Direito da Vermont Law School.

Leia o artigo do The New York Times sobre o anúncio, aqui.

Fonte: WRI.org