“Overdrive: Istanbul in the New Millennium” será exibido em São Paulo

Na capital turca, congestionamento na Ponte Bosphorus que liga Ásia a Europa. (Foto: Kutluhan Celik)

A vibrante e milenar Istambul, com seus mais de 13 milhões de habitantes, luta para superar os problemas de mobilidade. O filme “Overdrive: Istanbul in the New Millennium”, produzido pela EMBARQ, mostra como a capital turca está tentando mudar a política centrada nos carros, que tem dominado o seu desenvolvimento nas últimas cinco décadas. O longa será exibido pela primeira vez no Brasil na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, dia 19 de março, às 18h30, no Cine Livraria Cultura, em São Paulo, com a presença da diretora do filme, Aslihan Unaldi, que participa do debate após a sessão.

Com roteiro envolvente e bela fotografia, “Overdrive: Istanbul in the New Millennium” explora o impacto do uso desmedido do automóvel em uma cidade com uma história única e complexa e as soluções encontradas até agora – como a implementação do primeiro corredor BRT intercontinental do mundo. O roteiro vai além da crítica e ilustra a relação que os cidadãos têm com a cidade nos seus percursos diários.

Aslihan Unaldi

Aslihan Unaldi é roteirista, diretora e produtora, nascida e criada em Istambul. Graduou-se em Relações Internacionais e em Fotografia pela Universidade de Yale e é Mestre em Cinema pela Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque. Seu premiado curta-metragem “Razan” estreou no Festival de Cinema de Rotterdam em 2006 e passou a percorrer o circuito de festivais internacionais. “Overdrive: Istanbul in the New Millennium” é seu primeiro documentário de longa-metragem.

“Overdrive: Istanbul in the New Millennium”

Direção: Aslihan Unaldi

Roteiro: Aslihan Unaldi

Fotografia: Daniel Vecchione, Kathryn Westergaard

Edição: Etienne Kallos, Lesya Kalynska, Nicolas Martin

Mais sobre a Mostra

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 15 a 22 de março em três diferentes locais da capital paulista: Museu da Imagem e do Som, Cine Livraria Cultura e Cine Sabesp.

O evento é organizado pela Ecofalante, organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha para o desenvolvimento projetos que contribuam para educação e divulgação de alternativas para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é chamar a atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas por meio de exibição e debate de filmes relevantes da área.

A mostra será composta por 40 longas, divididos em seis eixos temáticos – Ativismo, Mudanças Climáticas, Consumo, Povos e Lugares, Energia e Água – além de um Panorama Histórico, uma Mostra Infantil e um ciclo de debates com cineastas e pesquisadores do Brasil e exterior. Será homenageado ainda nesta edição o cineasta Adrian Cowell, maior documentarista da Amazônia, falecido ano passado.

Confira a programação completa aqui.