Arquitetos planejam transformar Beirute em mega jardim suspenso

Imagem: StudioInvisible

Os jardins suspensos da Babilônia estão servindo de inspiração para o escritório de arquitetura StudioInvisible transformar Beirute em um gigantesco parque verde, quando vista de cima. A ideia do projeto, chamado de Beirut Wonder Forest, é cobrir com plantas e árvores o topo de cada edifício da cidade, que já passou por muitos bombardeios ao longo de sua história e sofre com a falta de locais arborizados.

Os arquitetos começaram a campanha no Facebook com a possibilidade de aprovação de um decreto de lei que prevê a instalação de um jardim no telhado de cada edificação. Como incentivo, o município poderia oferecer redução de impostos para os condomínios que mantenham um jardim no último piso bem cuidado, e as empresas de jardinagem também dariam descontos para manutenção do telhado verde.

Os principais problemas que motivaram a ação são os altos índices de poluição e o ar cinza que a capital libanesa carrega por contar apenas com uma grande área arborizada: o parque Sanayeh. Atualmente, Beirute possui só 0,8 m² de espaço verde por pessoa, bem abaixo do recomendado internacionalmente, de 12 m² por pessoa. “Se apenas uma árvore for plantada em cada edifício, seriam 18.500 árvores a mais na cidade. Isso seria o equivalente ao Central Park de Nova Iorque”, explica Wassim Melki, do StudioInvisible.

Além de melhorar a qualidade do ar, o grande jardim suspenso proposto pelo escritório de arquitetura forneceria sombra e, consequentemente, amenizaria o clima, cada vez mais quente e árido – o que diminuiria o consumo de energia nos edifícios. Além disso, os tetos verdes podem abrigar plantas que crescem bem na região, como oliveiras, plantas de pimenta e hortaliças que tenderiam a evoluir para um tipo de agricultura urbana e, assim, incrementariam a economia local.

O projeto já foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente.

Imagens ilustrando a visão de cima da cidade, antes e depois da implementação do projeto. (Studio Invisible)

Imagem: StudioInvisible

Fonte: Wired e Exame

  • Pingback: A Vision for a Forest of Green Roofs in Beirut

  • http://www.facebook.com/sousa.alberto Alberto Sousa

    Mas essas imagens são fantasiosas, tem arvore de 15 metros no topo dos prédios isso é impossível!

  • Adilton Sampaio

    Denton Lotz:acidentes

  • Adilton Sampaio

    Adventismo em foco:Emanuela

  • Adilton Sampaio

    Rivanildo Menezes:filho do papa