Visão ousada para o futuro do transporte sustentável

Foto: Dave K. Cooper / EMBARQ

Foto: Dave K. Cooper / EMBARQ

O diretor da EMBARQ, Holger Dalkmann, apresenta uma visão para o futuro do transporte sustentável e a melhoria de qualidade de vida nas cidades, no ano em que a EMBARQ comemora o seu 10º aniversário. Abaixo, uma carta sobre o relatório de 10 anos da EMBARQ, “20 anos de EMBARQ: celebrando os 10 últimos, definindo uma visão para os próximos 10” (PDF).

Estamos no meio de tendências globais que apontam para mais congestionamentos, poluição do ar e mortes por acidentes de trânsito nas nossas cidades, para não mencionar a contribuição crescente do setor de transportes para a mudança climática. Estes problemas apresentam uma oportunidade para criar uma mudança de paradigma fundamental na forma de incentivo a soluções de transporte sustentável em todo o mundo.

Ao longo dos últimos 10 anos, a EMBARQ, como parte do Instituto de Recursos Mundiais (WRI), tem sido fundamental na criação de soluções na área, graças à liderança visionária de nosso fundador, o falecido Dr. Lee Schipper. É fundamental que continuemos lançando esses projetos emblemáticos, mas há ainda muito trabalho a ser feito a nível político e de capacidade para dissociar o crescimento econômico dos impactos negativos do transporte.

A nível local, temos parceria com prefeitos, urbanistas e outros agentes municipais para fornecer assistência técnica e apoio institucional em projetos de transporte. Nós também ajudamos a garantir que o financiamento e as leis exijam transporte seguro, eficiente e sustentável e projetos de desenvolvimento urbano, como auxiliar autoridades locais em Indore (Índia) a configurar a estrutura institucional necessária para fornecer um serviço de ônibus público eficiente e organizado. Também criamos ambientes propícios para projetos de transporte sustentável em outras regiões, seja organizando workshops de ciclismo na Turquia ou criando uma associação para agências de trânsito latino-americanas.

A nível nacional, estamos reforçando nosso compromisso com os ministérios de finanças, meio ambiente, infraestrutura, saúde e transporte, assim como com representantes públicos eleitos e organismos de financiamento nacionais, para cumprir os requisitos do plano de clima e segurança nacional e assegurar financiamento seguro para novos projetos. Alguns de nossos sucessos anteriores incluem influenciar a primeira política nacional de transportes sustentável da Índia. Da mesma forma, a EMBARQ México forneceu importantes orientações de avaliação de projetos e assistência para o primeiro fundo federal para projetos de transporte público do México.

A nível internacional, podemos integrar o transporte sustentável através de acordos internacionais e práticas recomendadas. Nós também facilitamos a transferência de tecnologia e de financiamento, trabalhando em estreita colaboração com os nossos parceiros, incluindo bancos multilaterais de desenvolvimento, agências bilaterais, associações regionais focadas na área e tratados globais como a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Uma das nossas grandes realizações no ano passado foi transmitir a mensagem principal de que o transporte sustentável salva vidas no Plano Global para a Década de Ação pela Segurança Viária.

Dedicamos o nosso trabalho para trazer à tona uma economia verde, juntamente com os outros programas do WRI. Nossos projetos garantem que cidades em países em crescente desenvolvimento tirem milhões de pessoas da pobreza e tornem-se poderosos motores para o progresso social e ambiental. Vemos um futuro onde cidades dos países em desenvolvimento aprendem com os erros do mundo desenvolvido e deixam para trás o modelo predominante de crescimento auto-orientado.

Mas não podemos fazer isso sozinhos. Para tornar nossa visão uma realidade, nossa rede global de centros cria vínculos a nível local. Naturalmente, o nosso trabalho envolve mais do que apenas parcerias com instituições governamentais. Também construímos relações com o setor privado para desenvolver novas soluções de negócios relacionadas à habitação e infraestrutura de transportes urbanos acessíveis.

Somos gratos aos nossos doadores por suas contribuições excepcionais para tornar nossa visão uma realidade.

O desafio agora é ampliar a ação da EMBARQ de uma maneira importante e sustentável em um mundo com necessidade urgente de cooperação global em soluções locais. Nós convidamos você a se juntar a nós neste movimento para que, em 10 anos, possamos olhar para trás e dizer que nossas estratégias de qualidade e mudança de paradigma funcionaram.