Joinville tem rota turística especial para ciclistas

O circuito do Piraí atrai amantes da bicicleta e da natureza. (Foto: Fundação Turística de Joinville)

Por Paulo Finatto Jr.

Todos os que se interessam por fazer turismo de bicicleta têm mais uma opção de passeio. Lançado em fevereiro de 2011 pela Fundação Turística de Joinville, o Circuito de Cicloturismo do Piraí foi idealizado como uma alternativa de lazer para quem quer deixar o caos da cidade movimentada para curtir a pacata zona rural de Joinville. Assim como o projeto “Conheça Pedalando o Recife”, o cicloturismo é uma proposta interessante para quem quer viajar e aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pela bicicleta.

O Circuito de Cicloturismo do Piraí possui 39 km de trajeto e cinco pontos de apoio, para dar todo o suporte necessário, inclusive aos ciclistas mais inexperientes. Localizado dentro da área de proteção ambiental Serra Dona Francisca, o passeio visita todos os pontos turísticos da zona rural catarinense, como rios, cascatas, arrozais e toda a herança arquitetônica deixada pelos imigrantes alemães. Ao longo do trajeto, os ciclistas podem ainda adquirir produtos coloniais, como geleias, queijos e bolos.

Wilfrido Roos, dono da propriedade que oferece todos esses produtos aos viajantes, conta que houve um aumento no número de turistas que passaram pela sua loja depois que o cicloturismo foi inaugurado, no ano passado. Em 2012, o movimento de ciclistas promete ser ainda maior, porque “o roteiro é uma excelente opção para pedalar e conhecer as belezas da região, como as estradas de terra, os pequenos sítios e toda a mata atlântica”, relata Adriane Campos, uma das visitantes. “O trajeto é muito gostoso, fácil para os iniciantes e muito bem sinalizado”, complementa.

Como o verão de Joinville tem como característica o calor intenso, o cicloturismo é também uma oportunidade para quem quiser conhecer as famosas cachoeiras de Joinville, todas próprias ao banho. A mais famosa delas é a Salto do Piraí, uma cascata com 160 metros de queda d´água. Ficou interessado? O mapa completo do passeio está disponível no site da Fundação Turística de Joinville ou diretamente aqui.

Fonte: Prefeitura de Joinville

As cachoeiras são concorridas nos passeios sobre duas rodas. (Foto: Fundação Turística de Joinville)