Passeio ciclístico revela a história do Recife


O “Conheça o Recife Pedalando” vai passar novamente pela ponte Duarte Coelho, construída em 1868 para as locomotivas inglesas da Brazilian Company Limited (Foto: Prefeitura do Recife)

Por Paulo Finatto Jr.

No próximo domingo (29), as ruas da capital pernambucana vão receber a terceira edição do projeto “Conheça o Recife Pedalando”. Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, a ação vai percorrer pontos turísticos da cidade, como os bairros de São José, Cabanga, Afogados e Imbiribeira.  A concentração dos ciclistas será feita na Casa de Cultura, que fica no bairro Santo Antônio, às 7h30. A saída está marcada para uma hora depois.

No passeio, cerca de 13 km serão percorridos. O interessante é que, ao longo de todo o percurso, guias de turismo irão acompanhar os ciclistas e contar detalhes sobre os pontos turísticos da cidade. Para participar, basta levar uma lata de leite em pó no dia do evento, que será doada às Igrejas do Terço, Santa Rita de Cássia e São José de Ribamar, todas localizadas no bairro São José. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (81) 3355-8847.

O passeio, que é aberto a turistas e também a moradores da cidade, faz parte das ações de sensibilização turística da prefeitura. No ano passado, o “Conheça o Recife Pedalando” reuniu cerca de 250 ciclistas e a meta para 2012 é ultrapassar esse número. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Fonte: Diário de Pernambuco