Porto Alegre lança site de consulta a transporte público

No final de dezembro (22), os turistas e habitantes de Porto Alegre ganharam uma ferramenta interessante para se deslocar melhor pela cidade. A prefeitura e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) lançaram o site interativo www.PoaTransporte.com.br com informações detalhadas dos serviços de transporte público.

No portal, a população encontra paradas e rotas dos ônibus, lotações e pontos de táxis disponíveis pela capital gaúcha. Tudo é demonstrado em um mapa da cidade, com o nome de ruas e zonas de interesse, como pontos turísticos, parques, hospitais e outras referências na cidade. O usuário pode realizar a busca a partir de um endereço ou linha específica de ônibus e lotação.

Conforme o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, responsável pela elaboração do site, todas as informações da cidade foram geoprocessadas. “Não é um trabalho fácil, foi necessário organizar um elevado número de dados, como as mais de 5,5 mil paradas de ônibus da cidade. Mas possuímos informações qualificadas, confiáveis e vamos melhorar ainda mais”.

Por ainda ser recente, o site sofre com algumas falhas e bugs que devem ser resolvidos em breve pela equipe técnica da Procempa. Além disso, um convênio deve ser fechado com o Google, a fim de aprimorar as funções do site para que a população encontre as informações de maneira prática e ágil, sem problemas.

A ferramenta também está disponível em celulares e smartphones.

Pouca novidade

O site da prefeitura surgiu nove meses depois do estudante de Ciências da Computação da UFRGS, Bruno Jurkovski, 20 anos, ter lançado o Poabus.com.br. O site desenvolvido por Jurkovski é bem parecido e tem a mesma finalidade do PoaTransporte, porém a base de dados não é tão completa. Veja a comparação entre os dois sites porto-alegrenses aqui.

O projeto do estudante foi inspirado no superfuncional London BusMapper.

  • Leone Cesca

    Próximo passo será equipar os ônibus com GPS e conexão à Internet, ajudando a identificar atrasos e, principalmente, permitindo localização dos ônibus em tempo real por parte dos usuários. #esperança…

    • http://flavors.me/belzebul Fernando Fernandes

      Cala a boca, LEone.

  • Mandras

    ficou ruim esse site, o poabus é melhor…