Então, é Natal…

A Tree-Cycle foi construída com peças recicladas de bicicletas. (Foto: The Rocks)

Natal é época de reflexão, de pensar em tudo o que fizemos no ano que termina para entrarmos o Ano Novo renovados. Por isso, o momento é perfeito para considerarmos mudanças de atitude, de hábitos e de postura na mobilidade urbana. Em 2012, convidamos nossos leitores a depender menos do carro. Sabemos que, em algumas situações, devido as fragilidades do sistema de transporte público no Brasil, ele pode ser a melhor alternativa para se locomover, mas é bom usá-lo na medida… Utilize o transporte público da sua cidade, ande de bicicleta, caminhe mais (mesmo que em curtas distâncias).

Neste ano que está terminando, o transporte sustentável deu um largo passo no Brasil: diversas cidades começaram a investir na melhoria de sistemas de transporte público, a população nos grandes centros urbanos se interessa cada vez mais sobre as condições para pedalar e cobram das autoridades por infraestrutura e políticas públicas voltadas ao transporte ativo.

Desejamos que esses assuntos se multipliquem nos próximos anos e que as cidades brasileiras possam ser cada vez mais exemplo de lugares sustentáveis, saudáveis e atraentes. Com espaços públicos que valorizem as pessoas.

E nada melhor para representar a renovação de cultura para o transporte sustentável do que a Árvore de Natal construída com peças de bicicleta recicladas, certo? A “Tree-Cycle”, construída na área The Rocks, no centro de Sydney, tem sete metros de altura e usou peças doadas pela CMA Recycling. O projeto, que levou oito semanas para ficar pronto, ficou exposto durante todo o mês de dezembro de 2010 e, após ser desmontada, as peças foram recicladas para virar novas bicicletas.

A bela estrutura lembra os transeuntes a importância da bicicleta no atual cenário mundial como emblema da mudança de cultura em curso, que prioriza as pessoas ao invés dos carros, recuperando o espaço urbano para o convívio e a prática mais saudável de vida nas cidades.

 

 

No último post do ano, nós da equipe do TheCityFix Brasil gostaríamos de agradecer aos nossos leitores por acompanhar o trajeto do blog até aqui e por colaborarem na promoção de iniciativas tão interessantes e inovadoras, que tratam de questões sérias para o debate do transporte sustentável nos centros urbanos.

Estamos entrando em recesso para as Festas de Fim de Ano, mas estaremos de volta na segunda-feira, 02 de janeiro de 2012, com novas postagens. O objetivo, porém, seguirá o mesmo: recuperar o espaço das pessoas nas cidades e incentivar novas ideias para tornar a mobilidade urbana do nosso país cada vez melhor.

 

Obrigado a todos os leitores e colaboradores do TheCityFix Brasil. Um ótimo e saudável Natal e que em 2012 pedalemos cada vez mais rumo à sustentabilidade!