Porto Alegre ganhará nova ciclovia

A capital dos gaúchos contará em 2012 com uma ciclovia em uma de suas  principais avenidas, a Avenida Ipiranga. A ciclovia da Ipiranga terá 9,4 quilômetros de extensão e será executada sobre um dos lados do talude do Arroio Dilúvio, em posições que variam de acordo com o croqui apresentado pelo jornal Zero Hora.

Ciclovia da Av. Ipiranga (Ilustração: Zero Hora)

Esta alternância se deve à necessidade de priorizar a segurança do ciclista que não tem o hábito de pedalar no tráfego compartilhado e garantir, ao mesmo tempo, uma velocidade razoável de tráfego, pois o tempo de espera seria exagerado nos cruzamentos com grande volume de conversões à esquerda.

O pavimento adotado será em asfalto e o perfil do projeto está representado a seguir. Onde os canteiros laterais, que dividem a pista para carros da ciclovia, tiverem menos de 1,50 m será implantado um gradil de proteção, que difere de um guard-rail, para o ciclista. Em certos locais a ciclovia será mais estreita, com 1,5 metros de largura, e contará com sinalização de sentido preferencial. Isso se deve a presença de postes duplos das linhas de transmissão de alta tensão, não sendo possível a adoção da largura mínima de 2,50 metros.

 A construção da ciclovia está sendo executada pelo Grupo Zaffari e Praia de Belas Shopping Center como antecipação das contrapartidas pelos empreendimentos das empresas no município. Esta compensação foi criada pelo artigo 24 da Lei complementar 626, que instituiu o Plano Direto Cicloviário  e que prevê a construção de 200 metros de ciclovias para cada 100 vagas de estacionamento em empreendimentos definidos como de “impacto urbano” (vide definições do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre).