Londres estreia seu novo modelo de ônibus

Novo modelo do tradicional Routemaster já está circulando por Londres (Foto: All Voices)

Um novo modelo do clássico ônibus de dois andares de Londres começou a circular na última sexta-feira (16) pelas ruas londrinas. O novo veículo chega com novo design e com forte apelo ecológico. O modelo é equipado com motor híbrido (movido a eletricidade e diesel) 40% mais econômico do que o atual utilizado na cidade.

Com consumo aproximado de 28 litros de combustível por 100 km, a emissão de CO2 também é significantemente menor: em torno de 750 g/km, ante 1.200 g/km de um ônibus convencional. Considerando que o ônibus leva até 85 passageiros, o consumo por pessoa ficaria em torno de 8,82 g/km.  O número total de novos veículos, que pode alcançar várias centenas, será definido em função dos itinerários, que passarão pelo movimentado centro da cidade.

O novo design foi baseado no antigo modelo Routemaster, antigo veículo de dois andares que foi aposentado há poucos anos. Esta nova versão conta com uma entrada aberta na parte traseira. O projeto é do artista britânico Thomas Heatherwick e o design foi pensado para as estreitas ruas de Londres, característica que obrigou os ônibus articulados a saírem de circulação.

Para diminuir o tempo de embarque e desembarque, o ônibus possui agora três entradas, ao contrário das duas portas nos modelos antigos, e ainda duas escadas, ao invés de somente uma, que conduzem ao andar superior. O novo ônibus, que não possui cobrador, terá um segundo funcionário quando a porta traseira estiver em operação. Sua função será supervisionar a entrada e dar assistência aos usuários.

A Transport for London, companhia responsável pelo transporte da capital inglesa, informa que o custo de fabricação do novo modelo é semelhante ao dos atuais ônibus híbridos: cerca de 300 mil libras, o mesmo que  R$ 870 mil por unidade.

Cada modelo custa cerca de R$ 870 mil para ser produzido (Foto: TfL)

Abaixo, veja como é construído o novo ônibus que já está circulando pelas ruas londrinas: